F-35A Lighting II da Força Aérea italiana- Foto: ItAF Troupe Azzurra

Caças italianos F-35A Lightning II foram deslocados até a Base Aérea de Istrana, no nordeste parte do país onde participaram do exercício “Lightning Thunder Over Europe”. O treinamento ocorreu entre os dias 11 a 15 de março.

A partir da base de Istrana os caças italianos participaram de diversas missões sobre localizado na Alemanha, perto da fronteira com a França. O execício conjunto serviu para treinar dos pilotos italianos em situações de combate bilateral envolvendo Guerra Eletrônica, que é um dos diferencias dos F-35.

Caça F-35A durante treinamento Lightning Thunder Over Europe, na Base Aérea de Istrana, onde é lar dos caças AMX e Eurofighter Typhoon. Foto: ItAF Troupe Azzurra

Exercícios de ataque aéreo, anti-aéreo, ar-terra e ar-mar foram um dos vários treinos realizados.

O treinamento também serviu para validar o FOC (Final Operational Capability), pois validou a capacidade de implantar a aeronave de 5ª geração em um cenário de possíveis conflitos reais.

Apesar da base de ter recebido dos seus caças F-35A Lighting II e o pessoal de apoio, a rotina da base seguiu normalmente, inclusive com as operações de QRA (Toque de reação rápida), dos Eurofighter Typhoons e dos voos de treinamento do caça-bombadeiros AMX.

DEIXE UMA RESPOSTA