Caças F-35A Lightning II da USAF chegam no Oriente Médio para primeira implantação

Dois caças F-35A sobrevoam a Base Aérea de e Al Dhafra, Emirados Árabes Unidos, (U.S. Air Force foto by Senior Airman Mya M. Crosby)

Os caças multi-função da quinta geração F-35A da Força Aérea dos EUA chegou no último dia 15 de abril para sua primeira missão no Oriente Médio, na Base Aérea de Al Dhafra, localizada nos Emirados Árabes Unidos. Os F-35A Lightning II envolvidos são do 388º esquadrão do 419º Fighter Wings, localizado na Hill Air Force Base, em Utah. 

Como a primeira implantação na área de responsabilidade do Comando Central das Forças Aéreas dos EUA, as equipes são preparadas e treinadas para a missão AFCENT. 

O F-35A, a variante convencional de pouso e decolagem, oferece maior capacidade operacional ao combinar recursos stealth avançados com a mais recente tecnologia de armas.

Três F-35A Lightning II da USAF, taxiando na Base Aérea de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos (U.S. Air Force foto by Staff Sgt. Chris Thornbury)

“Estamos adicionando um sistema de armas de ponta ao nosso arsenal que aumenta significativamente a capacidade da coalizão”, disse o tenente-general Joseph T. Guastella, comandante do Comando Central das Forças Aéreas dos EUA. “O sensor de fusão e sobrevivência que esta aeronave proporciona à força conjunta aumentará a segurança e a estabilidade em todo o teatro e dissuadirá os agressores.” 

O F-35A foi projetado com todo o espaço de batalha em mente e destina-se a fundir, integrar e compartilhar dados com outros ativos do campo de batalha. Ele possui um dos pacotes de sensores integrados mais poderosos e abrangentes. Melhora a letalidade, capacidade de sobrevivência e adaptabilidade contra ameaças emergentes, a fim de manter a superioridade aérea.

Mecânico de solo auxilia o desembarque do piloto americano após sua chegada na Base Aérea, Al Dhafra, Emirados Árabes após o pouso dos caças na Base Aérea de Al Dhafra, nos Emirados Árabes (U.S. Air Force foto by Staff Sgt. Chris Thornbury)

“O F-35A oferece ao nosso país domínio aéreo em qualquer ameaça”, disse o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general David L. Goldfein. “Quando se trata de ter um quarterback para a força conjunta da coalizão, o F-35A é claramente a aeronave para o papel de liderança”, afirmou. 

O F-35A já foi enviado à Royal Air Force Lakenheath, em abril de 2017, bem como para a área de responsabilidade do Comando Pacífico dos EUA, no outono de 2017. 

“Estamos ansiosos para demonstrar toda a gama de capacidades do F-35A enquanto ele aumenta a interoperabilidade de nossas forças em toda a região”, disse Guastella.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.