Caças F-35B da RAF fazem primeiro voo após translado dos EUA até a Grã-Bretanha

Caças F-35B do Reino Unido- Foto: Via Web

O final do mês de junho foi importante para a RAF (Real Força Aérea), pois foi realizado o primeiro voo de um F-35B, desde que os mesmos pousaram na Grã-Bretanha. O voo ocorreu no dia 28 de junho.

Os jatos da Lockheed Martin já estão na Base Aérea de Marham, os F-35B vieram da base dos US Marines Corps Air Station Beaufort, em Beaufort, na Carolina do Sul. Nessa base os pilotos britânicos passaram por um intenso curso de aprendizado para o novo e o primeiro caça de quinta geração a ser operado pelos ingleses.

Este primeiro voo foi feito nas redondezas da base apenas para mais testes e adaptações dos pilotos, mas segundo o comandante do 617 Squadron, John Butcher, o voo foi um “grande à passo da RAF”.

O F-35 da Lockheed Martin é considerado um dos mais, ou se não o mais letal, caça atualmente. Além da tecnologia Stealth, a aeronave de fabricação norte-americana é capaz de se comunicar e compartilhar dados com outras diferentes aeronaves, isso graças ao sistema Datalink imbutido no caça.

Ao total o Reino Unido tem 15 aviões F-35 atualmente, sendo que a maioria ainda se encontram na Carolina do Sul para os testes finais. Em vista para o cenário mundial, o mundo já conta com 300 unidades do caça stealth, espalhadas em 15 bases ao redor do mundo.

Até o final do ano é esperado também os primeiros testes dos F-35B pela Royal Navy, no porta-aviões Queen Elizabeth.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.