Caças MIG-31BM da Rússia sobrevoam o Polo Norte pela primeira vez

MIG-31BM- Foto: MoD

Pela primeira vez caças-interceptadores MiG-31BM Foxhound sobrevoaram o Polo Norte, os caças são pertencentes a Aviação Naval Russa.

“No âmbito de uma expedição ao Ártico, pela primeira vez na história da Marinha da Rússia, um par de jatos MiG-31 realizou um voo sobre o Polo Norte e foram reabastecidos no ar”, disse Yevmenov.

Os caças também foram reabastecidos em voo por um avião-tanque. O fato inédito foi comemorado pelos militares russos e até o presidente russo, Vladimir Putin foi informado do feito.

Um esquadrão de caças MIG31BM foi implantado na base aérea de Rogachevo no arquipélago Novaya Zemlya, no leste do Mar de Barents, uma região mais afastada da Rússia.

“As tripulações dos caças-interceptores MiG-31BM do regimento de aviação mista separado da Frota do Norte assumiram o dever de combate experimental para proteger a fronteira estadual da Federação Russa no espaço aéreo do arquipélago Novaya Zemlya”, disse o Ministério da Defesa.

Esse sobrevoou no ártico acontece em meio as crescentes tensões entre os EUA e a Rússia, inclusive entre os presidentes de ambos os países. Outro aspecto da tensão foi o voo de bombardeiros da USAF B-1B Lancer e B-2A Spirt sobre o ártico.