Caças Rafale do Catar são reabastecidos por A330 MRTT do Reino Unido

Rafale Catar Reino Unido reabastecimento em voo REVO

Aeronaves de caça Dassault Rafale  da Força Aérea Catariana (QEAF) foram reabastecidos em voo (REVO) por um Airbus A330 MRTT da Força Aérea Real (RAF). A missão binacional faz parte do Exercício Soaring Falcon.

A operação entre RAF e QEAF é a mais recente cooperação entre as duas organizações, que possuem até mesmo dois esquadrões em conjunto.

Rafale DQ da QEAF. Foto: RAF.

O A330 MRTT, designado como Voyager KC.2, operou a partir de uma base do Catar. O reabastecimento com os Rafales aconteceu em uma variedade de condições. Segundo a RAF, o treinamento foi projetado para permitir que a tripulação do Voyager e os pilotos do Catar construam a interoperabilidade entre o pessoal e o equipamento das duas forças aéreas.

Foto: RAF.

O Voyager usado pela RAF no REVO com o Catar é o de matrícula ZZ336, apelidado de Vespina. Ao contrário dos outros A330, este também é usado em missões VIP, transportando o Primeiro Ministro britânico.

Por isso também é popularmente chamado de “Boris Force One”, em alusão ao avião presidencial estadunidense e o Primeiro Ministro Boris Johnson.

O Voyager KC.2 Vespina foi usado no REVO com a QEAF. Foto: RAF.

“Foi um privilégio trabalhar ao lado de nossos aliados do Catar durante este exercício”, disse o Squadron Leader Harvey, do 10 Squadron da RAF que opera o Voyager.

“Atividades integradas como essas não apenas oferecem a oportunidade de aprimorar nossas habilidades e ajudam a desenvolver conhecimentos bilaterais de reabastecimento com nosso parceiro, mas também demonstram a capacidade e alcance disponível quando trabalhamos juntos.”

Foto: RAF.

Este é o segundo exercício desse tipo, que é a implantação regular do Serviço de Reabastecimento Aéreo do Catar, um acordo entre o Reino Unido e o Catar que fornece, em desdobramentos ocasionais e rápidos, operações de REVO para a QEAF. 

O Exercício Soaring Falcon tem como base a forte parceria militar do Reino Unido com o Catar, única nação em que o Reino Unido compartilha esquadrões conjuntos: o 11 Squadron da QEAF, de treinamento conjunto com o jato Hawk, e o 12 Squadron da RAF, que opera os caças Eurofighter Typhoon. O 12 Squadron será enviado ao Catar no final deste ano e apoiará as operações de segurança aérea para a Copa do Mundo FIFA de 2022.

A RAF destaca que exercícios como este aumentam a capacidade do Catar de enfrentar os desafios de segurança compartilhados, o que ajuda a proteger a prosperidade e a segurança.

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A330 MRTT, Catar, RAF, Rafale, Revo, usaexport

Sair da versão mobile