Caças SU-35 russos fazem testes para possível uso em conjunto com caças SU-57 no futuro

SU-35- Foto; © Yuri Smityuk / TASS

A Rússia realizou um exercício com caças SU-35 para testar uma formação de caças SU-35 guiados por um caça de 5º geração SU-57.

“O experimento ocorreu em condições de combate reais. Um grupo de caças Su-35 fez parte deste enxame, enquanto o Su-57 desempenhou o papel de avião de comando e controle”, disse uma fonte identificada.

A importância desse teste mostra se será possível ou não um sistema de informação unificado, e isso é interessante para a Rússia, pois o país operar diferente modelos de aeronaves.

Decolagem de um SU-57. Foto – Reprodução/UAC

“Nos procedimentos habituais de combate é importante interagir. Futuramente, a informação procedente de todos os sensores da aeronave, assim como dos sistemas de defesa aérea, dos satélites e dos equipamentos terrestres deve ingressar em um sistema único que criará um campo de informação unificado para as forças terrestres, aéreas e espaciais. Depois, com apoio da inteligência artificial, será realizada a distribuição das tarefas de combate, inclusive à aviação”, explicou o especialista e editor-chefe da revista militar Arsenal Otechestva Viktor Murakhovsky a um veículo russo.

Esse teste seria uma possível resposta aos EUA “que estariam fazendo a mesma coisa usado caças F-35”, disse o especialista russo. Ambas as aeronaves dispõe de algo comum, a furtividade, que é a principal característica.

Ainda de acordo com o especialista a ação humana nessas missões são necessários pois assim o número de falhas seria reduzido.

 

DEIXE UMA RESPOSTA