Advertisement

Caças Typhoons da RAF interceptam dois TU-160 russos no Mar do Norte

No dia 29 de março, caças Eurofighter Typhoon da RAF que estavam em estado de alerta rápido (Quick Reaction Alert- QRA) saíram da base aérea de Lossiemouth, para monitorar dois bombardeiros TU-160 Blackjacks da Rússia que se aproximavam do espaço aéreo britânico.

A RAF trabalhou em estreita colaboração com os parceiros da OTAN, para monitorar as aeronaves russas enquanto elas passavam por uma variedade de espaço aéreo internacional, antes de serem interceptadas no Mar do Norte. Os caças interceptaram os bombardeiros supersônicos, garantindo que as aeronaves não adentrassem o espaço aéreo do Reino Unido.

Os dois TU-160 interceptados pelos caças. Foto – RAF

“Nossos bravos pilotos da RAF mostraram novamente que estamos prontos para responder a qualquer ameaça ao Reino Unido. Ao lado de nossos aliados da OTAN, devemos permanecer vigilantes e conscientes da atividade militar russa”, disse Gavin Williamson
Secretário de Defesa.

A RAF identifica rotineiramente, intercepta e escolta aeronaves russas que transitam pelo espaço aéreo internacional nas proximidades da área de interesse do Reino Unido. Esta é a segunda vez na mesma semana que aviões da RAF decolam para investigar a atividade de aeronaves russas ao redor do país.

Os russos nada falaram sobre o caso. Mas em casos anteriores alegaram que estavam voando em espaço aéreo internacional e não infringiram nada. Os britânicos alegam que a interceptações teve um caráter de precaução.

 

Via – RAF

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.