Investigadores do México conseguiram recuperar dois gravadores de voo do Embraer E190 da Aeromexico Connect envolvido em um acidente em Durango, México, no dia 31 de julho.

O chefe da Autoridade de Aviação Civil Mexicana, Luis Gerardo Fonseca Guzman, disse que a situação das duas caixas pretas ainda não pode ser esclarecida, visto que o equipamento precisa ser desmontado para avaliar as peças que ficam no seu interior. Visualmente os dois componentes estão em bom estado.

A investigação do ocorrido ainda não tem prazo para terminar, nem para a emissão de um relatório temporário.

A Embraer já se dispôs, em comunicado oficial, a colaborar com as investigações. Os pilotos do voo AM2431 estão em bom estado de saúde e vão colaborar na investigação.

Em foto do acidente, aeronave destruída ao lado da cabeceira da pista.

Além dos dados da caixa preta, Guzman disse que o órgão de investigação vai procurar mais detalhes das aeronaves no registro de manutenções, e também vai coletar dados do radar de voo e climático. Imagens das câmeras de segurança do aeroporto já foram coletadas, para mostrar o exato momento em que ocorreu toda a situação.

O gravíssimo incidente, que não deixou mortos, foi durante a decolagem do voo AM2431, que se deslocaria de Durango, no norte do México, para a Cidade do México, capital do país, operado com uma aeronave da Aeroméxico Connect do modelo Embraer E190, de matrícula XA-GAL.

O avião transportava 97 passageiros e 4 tripulantes. Cerca de treze pessoas foram levadas para um hospital da região, com finalidade de tratar os ferimentos.

 

Nota oficial a Embraer disse:

A Embraer lamenta o acidente ocorrido com uma aeronave E190 operada pela companhia aérea Aeroméxico, voo AM2431, no fim da tarde de hoje, durante a decolagem do Aeroporto Internacional de Guadalupe Victoria, na cidade de Durango, com destino à Cidade do México. A aeronave número de série 190-173 foi entregue em maio de 2008.

A Empresa já se colocou à disposição das autoridades aeronáuticas para auxiliar nas investigações e uma equipe de técnicos da Embraer prepara-se para deslocar-se para o local do acidente.