Capitã Zoe “SiS” Kotnik, F-16 Viper Demonstration Team- Foto: U.s Airforce

A Capitã da USAF Zoe Kotnik, que há duas semanas foi selecionada para comandar a equipe de demonstração Viper Demo Team, foi retirada da função nesta semana.

Segundo informações divulgadas pelo Air Force Times: “Foi uma falta de confiança em sua capacidade de liderar e comandar a equipe de demonstração do Air Combat Command F-16 Viper.”

A informação foi divulgada pelo Air Force Times a partir da declaração do coronel da USAF, Allen Herritage, diretor de assuntos públicos da ACC, disse em um comunicado oficial, além de comunicar a saída da capitã, informou ainda que, “a equipe de demonstração da Viper está trabalhando para minimizar os impactos nos desempenhos programados e espera para inspirar multidões em todo o país durante a próxima temporada, assim que um novo comandante for selecionado”.

A Capitã Zoe Kotnik se destacou por ser a primeira piloto mulher a assumir o comando de uma equipe solo de aeronave única. Zoe, como é mais conhecida, é formada em 2011 pela Academia da Força Aérea e tem mais de 1000 horas de voo em aeronaves militares, cumpriu missão em base norte-americana na Coreia do Sul.

Segue abaixo a declaração do completa e traduzida do Coronel Derek O’Malley:

“Eu removi a Capitã Kotnik de sua posição como comandante da equipe Viper Demo ontem, porque perdi a confiança em sua habilidade de liderar o time.

Sei que “perder” a confiança é uma resposta comum da Força Aérea, sempre que alguém é removido de uma posição de comando, e acho importante entender por que adotamos essa abordagem.

Temos milhares de membros da Força Aérea em toda a nossa Força Aérea servindo ao nosso país, e nenhum deles é perfeito. Como pessoas boas, como a Capitã Kotnik cometem erros, eu quero que elas tenham a oportunidade de aprender com elas sem estar sob escrutínio público, e continuar a fazer parte deste grande serviço. Eles serão melhores pela experiência e, por sua vez, seremos melhores como Força Aérea.

Nesses tipos de situações, nunca esqueço que estamos lidando com seres humanos reais, com os quais me preocupo profundamente e que somos encarregados de cuidar. Este será um momento difícil para a capitã Kotnik, mas ela está cercada por alas que irão ajudá-la a cada passo.

Foi emocionante ter a primeiro piloto de equipe de demonstração feminina aqui no Shaw, mas também estou animado com as muitas outras mulheres que estão servindo com grande distinção em toda a nossa Força Aérea. Tenho orgulho de servir com elas e sou inspirado por elas. Mesmo enquanto falo, outra mulher piloto do 20ª Ala de Caça está voando em missões de combate no Oriente Médio.

Maj Waters, piloto da Viper Demo da última temporada, retomou o comando, então a equipe está em ótimas mãos e o show continua. Estamos ansiosos para outra temporada incrível com esse time”.

 

Demonstrações em 2019

Ainda estamos no começo do ano e a equipe Viper Demo Team tem uma extensa agenda a cumprir.

O Maj Jonh “Rain” Waters, como dito pelo comandante do 20th Fighter Wing, irá assumir o comando da equipe e com isso as funções de piloto de demonstração.