Características únicas do B-52 são fatores para que a USAF queira usá-lo por um longo tempo

B-52H Stratofortress

O bombardeiro B-52 Stratofortress da USAF é sem dúvidas uma excelente aeronave, prova disso é o longo uso dessa aeronave pela força aérea norte-americana. Os planos da USAF é usar este clássico de oito motores até 2050, tornando-se assim a única aeronave a voar por cem anos.

Isso acontecendo ou não, já é de conhecimento geral que a USAF irá fazer uma senhora atualização em seus B-52s. A começar pela aviônica que será modernizada, passando por novos motores que serão instalados, novos sistemas para armazenamento e lançamentos de mísseis e bombas, entre outras atualizações.

Bombadeiro B-52H em uma passagem baixa durante a F-AIR 2016

Mas o que tem de especial nesta icônica aeronave? Podemos listar aqui algumas características únicas deste que é um dos três principais bombardeiros dos EUA. Os outros dois são o furtivo B-2 Spirit e o supersônico B-1B Lancer.

Alcance: A autonomia do B-52 é um dos pontos fortes da aeronave, o bombardeiro é capaz de voar até 8.800, a uma velocidade de mais de 965 km/h, transportando 35 toneladas. Além disso, o B-52 pode ser reabastecido em voo, aumentando assim seu alcance, sem precisar pousar para reabastecimento.

Emprego de armamentos nucleares: Quando se fala em bombardeiros nossas mentes logo pensam em lançamento de bombas nucleares, e o B-52 é capacitado para tais lançamentos.

Auto-defesa: Mesmo sendo um vovô o B-52 vem sendo modernizado desde a primeira versão. A versão atual (H), tem contramedidas eletrônicas e infravermelha.

Disponibilidade: Hoje as frotas de B-52 estão prontas para utilização real caso preciso.Prova disso é a taxa de missão de 66% estimada no ano passado. Outro exemplo são as constantes missões de Força-Tarefa de bombardeiros.


Essas são apenas algumas características que mostram que o “vovô B-52” poderá voar por um longo tempo na USAF.

Para saber mais sobre esse clássico da aviação militar, acesse nosso artigo especial!!

 

DEIXE UMA RESPOSTA