Sukhoi Su-34 acidente carreta
Carreta com Su-34 Fullback é vista atravessada na pista.

Uma carreta que transportava um caça-bombardeiro Su-34 Fullback se envolveu em um acidente na Rússia. O acidente ocorreu na região de Saratov, sudoeste do país. Ninguém ficou ferido. 

Nas imagens compartilhadas nas mídias sociais, é possível ver o caminhão atravessado na pista, sem muitos danos aparentes. O jato militar com o registro 01 Vermelho é visto desmontado na prancha que era rebocada pelo cavalo mecânico. 

Até o momento não há informações sobre o destino da aeronave e nem a razão para estar sendo transportado pela carreta. 

O Su-34 é um caça-bombardeiro pesado de longo alcance desenvolvido pela Sukhoi e fabricado pela Novosibirsk Aircraft Production Association (NAPO). Designado Fullback pela OTAN, o jato tem sua origem no protótipo Su-27IB da década de 1980.

A aeronave é vista como um equivalente do F-15E Strike Eagle dos Estados Unidos. É tripulada por dois militares (piloto e copiloto/operador de sistemas d’armas) sentados lado a lado e possui dois motores Saturn AL-31FM1 que o levam a uma velocidade máxima de Mach 1.8. 

Su-34 Fullback
Sukhoi Su-34 Fullback. Foto: Alan Wilson via Wikimedia (CC BY-SA 2.0).

O Fullback foi desenvolvido para substituir o Su-24 Fencer e tem um alcance de combate de 1100 quilômetros enquanto transporta oito toneladas de armamentos diversos, como bombas guiadas, de emprego geral, foguetes de vários calibres, mísseis ar-ar, antirradar, antissuperfície e outros.

Via Defence Blog

DEIXE UMA RESPOSTA