Projeção artística de um A400M nas cores da Força Aérea do Cazaquistão. A primeira aeronave deve chegar ao país em 2024. Imagem: Airbus/Divulgação.

A Airbus anunciou nesta quarta-feira (01) que a República do Cazaquistão encomendou um par de aeronaves de transporte A400M Atlas, tornando-se o nono país a adquirir o modelo, junto da Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Turquia, Bélgica, Malásia e Luxemburgo.

Segundo a fabricante, a primeira aeronave será entregue ao país da Ásia Central em 2024. O contrato, cujo valor não foi informado, inclui um pacote completo de suporte de manutenção e treinamento. Um Memorando de Entendimento também foi assinado para colaborar nos serviços de Manutenção e Revisão e com a primeira etapa de criação de um centro de manutenção local para o C295. 

“O A400M se tornará o pilar das operações táticas e estratégicas de transporte aéreo do Cazaquistão”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space. “Este novo contrato de exportação traz o número total de pedidos do A400M para 176 aeronaves, um número que esperamos aumentar em um futuro próximo. Com mais de 100 aeronaves entregues e 100.000 horas de voo em operação, o A400M provou sua capacidade, alcançando um estado de maturidade que muitos clientes potenciais estavam esperando.”

Imagem: Airbus/Divulgação.

Veja Mais: Airbus celebra entrega do 100º cargueiro A400M e 100 mil horas de voo do modelo

Com a capacidade de acomodar o inventário do país e conduzir missões militares, civis e humanitárias, o A400M permitirá que o Cazaquistão responda rapidamente a qualquer missão, implantando rapidamente capacidades revolucionárias em longas distâncias e permitindo acesso efetivo a áreas remotas, explica a fabricante. 

O A400 é um dos dez maiores cargueiros militares do mundo, com 45 metros de comprimento e 42 metros de envergadura. Capaz de transportar até 37 toneladas, o A400 também pode realizar missões de reabastecimento em voo e possui quatro motores turboélice Europrop TP400. 

DEIXE UMA RESPOSTA