LATAM Jerome Cadier
Foto: Divulgação

Quando tudo está em conformidade antes da partida de um voo, normalmente as companhias aéreas fecham as portas antes do horário previsto podendo assim a aeronave chegar antes também do previsto mas por qual razão isso acontece? Jerome Cadier, CEO da LATAM explicou os motivos.

Através de sua conta oficial no LinkedIn, Jerome Cadier detalha um pouco e ressalta o respeito com o tempo do passageiro quando vai realizar uma viagem de avião.

Jerome explica que o horário do voo, é o horário que a aeronave tem de realizar o pushback (manobra realizada para sair da posição e acionar motores na taxiway). E para que isso aconteça no horário previsto, diversas coisas precisam acontecer.

“Todos os passageiros e malas têm que estar acomodados, as portas precisam estar fechadas e todos os checks feitos. Ainda assim, a torre precisa autorizar o avião a iniciar o processo de movimentação até a pista de decolagem. Não pedimos autorização antes de estarmos prontos e, dependendo do tráfego no aeroporto, a autorização pode demorar. Temos outra coisa pouco conhecida: por razões de segurança, aqui no Brasil malas não podem ‘viajar desacompanhadas’.”

“Qual é o impacto disto? Quer dizer que se um passageiro despacha a mala mas não embarca, temos que retirar a mala dele antes de iniciar a viagem. Imagino vocês pensando que isto acontece pouco… pois vou surpreende-los: aproximadamente 4% dos passageiros que fazem check-in não embarcam! Isto é surpreendente e tem muitos impactos, inclusive em um tema muito polêmico de ‘overbooking comercial’ que um dia vou explicar para vocês (não hoje… rs…).”

“Qual é o impacto disto para a hora de encerramento do embarque? É que temos que considerar que precisamos de tempo para procurar as malas de passageiros faltantes. Caso contrário, de cara, 4% dos voos já estariam atrasados porque o processo não é rápido, já que temos que procurar mala por mala no porão do avião.”

O CEO da LATAM citou ainda um exemplo nos EUA em relação as bagagens serem embarcadas no voo e seguirem mesmo sem o passageiro.

” ‘Mas Jerome, já viajei em outros países como os EUA, e lá as portas fecham com menos antecedência que aqui!’ É verdade. Lá, em voos domésticos, todas as bagagens passam pelo raio X. Assim, é permitido que as bagagens ‘viajem desacompanhadas’. São curiosidades e particularidades da aviação que são pouco conhecidas ou entendidas.”

Jerome explica ainda que a LATAM encerra o embarque pontualmente 20 minutos antes, visando garantir a segurança de todos os passageiros a bordo e também garantir que o voo decole e chegue no horário determinado.

Veja a postagem do CEO da LATAM no LinkedIn, clicando aqui.