Avião Supersônico United Airlines BOOM
Foto: United/Divulgação

A BOOM aposta bastante no seu conceito Overture como o avião que vai retomar as viagens com velocidade supersônica, no entanto, a empresa tem uma grande grande missão de desenvolver tecnologias inovadoras para o setor.

E falando durante o evento FlightPlan, na última semana, o diretor geral da IATA Willie Walsh questionou o CEO da United Airlines, Scott Kirby, sobre a encomenda da companhia para o Overture, bem como a parceria para desenvolver os aviões supersônicos em conjunto com a BOOM.

Walsh tem uma grande dúvida sobre a viabilidade, mas Kirby respondeu todas as dúvidas, até mesmo sobre o provável consumo de combustível do Overture.

De acordo com Scott Kirby, o Overture com suas novas tecnologias deve consumir “apenas uma fração do combustível” que o Concorde utilizaria para cumprir a mesma rota.

United Boom Overture
Foto: BOOM Supersonic

Na sua justificativa, por exemplo, ele cita as melhores tecnologias e a última adaptação de projeto da BOOM para utilizar motores sem pós-combustão, o que permite uma grande economia de combustível. Contudo, a velocidade máxima do avião foi reduzida de Mach 2.2 para 1.7, compensando este lado pela maior economia de combustível em voo.

“O Concorde tinha quatro motores e funcionava com pós-combustão… o que significa despejar combustível direto no escapamento assim que ele sai do motor, por isso ele queimava uma quantidade enorme de combustível e era, portanto, muito, muito caro”, disse Scott Kirby.

“Ele não queima combustível da mesma forma que o Concorde queimava”, completou Kirby após a explicação sobre os pós-combustores.

Kirby também afirma que haverá demanda para este avião, citando a atratividade de “voar entre Londres e Nova York em menos de três horas e meia”.

A companhia norte-americana colocou em contrato uma exigência para que o avião atenda alguns requisitos, bem como metas de consumo e emissão de carbono. O Overture também deverá ser capaz de funcionar 100% com combustível sustentável.

 

O Avião Supersônico da BOOM

Em 2020 a BOOM Supersonic apresentou o projeto final de uma aeronave com capacidade de realizar voos em velocidade supersônica. A empresa já tinha um projeto base há alguns anos, no entanto, o conceito ainda estava sendo desenvolvido.

O projeto Overture será utilizado como base, que também servirá para projetos futuros e outras atualizações. Este projeto foi oferecido até mesmo para a Força Aérea dos EUA, como uma alternativa de alta velocidade ao Air Force One.

De acordo com a Boom, essa aeronave é capaz de reduzir pela metade o tempo das viagens de longas distâncias. Isso é possível graças ao design aerodinâmico similar ao do Concorde, porém com atualizações significativas.

O nariz fino e pontudo permite que a aeronave aproveite ao máximo todo o arrasto reduzido sob suas asas. Este avião possuirá 3 motores turbofan, que possibilitam voar em velocidades Mach 2.2 com um alcance de 8300 km.

Junto com a apresentação, a empresa mostrou um protótipo XB-1, que deve servir para testar as tecnologias que vão equipar o gradão Overture, bem como os conceitos aerodinâmicos. O seu tamanho é semelhante a um caça moderno, porém com algumas ideias diferentes.

Protótipo XB-1 carrega conceitos que devem ser utilizados no projeto principal.

Por enquanto não devemos ver uma movimentação da companhia no sentido de lançar o protótipo do avião maior. A tecnologia no pequeno Boom deverá ser desenvolvida no prazo de quatro a cinco anos.

Ao mesmo tempo, Boom finalizará o sistema de propulsão da Overture e conduzirá testes de túnel de vento para validar o projeto da aeronave.

O avião maior, o Overture, poderá ter 55 assentos a bordo, voará a Mach 2.2 e terá um alcance de voo de 4500 milhas náuticas (8300 km). O protótipo XB-1, por sua vez, tem características similares de desempenho, exceto pelo menor peso e pela autonomia de voo.

De qualquer forma, até agora, eles só arrecadaram US$ 141 milhões (107 milhões de libras) para criar um pequeno projeto de protótipo chamado XB-1.

O lançamento está previsto para 2025, com entrada início dos voos comerciais em 2029. O preço por avião, caso uma companhia aérea tenha o desejo de adquirir, é de US$ 200 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA