A Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT) realizou, nesta segunda-feira (31), cerimônia militar de promoção ao primeiro posto do oficialato. Ao todo, 82 Aspirantes a Oficial, sendo 77 Aviadores, um Infante e quatro Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCON) da área de saúde, foram promovidos a Segundo-Tenente. A solenidade, realizada na Ala 10 – Base Aérea de Natal, sediada em Parnamirim (RN), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhado do Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero.

Também prestigiaram o evento o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães; o Assessor Especial do Comandante de Preparo, Brigadeiro do Ar R1 Cláudio Alves da Silva; além de Comandantes, Diretores e Chefes da GUARNAE-NT.

 

A promoção ao primeiro posto contou com juramento à Bandeira Nacional pelos novos Oficiais e, posteriormente, com a imposição do distintivo de Segundo-Tenente.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez realizou uma palestra aos promovidos e destacou a importância da solenidade. “O dia de hoje coroa mais uma etapa importante da carreira desses novos Oficiais, que serão os futuros líderes da nossa Força. Tenho plena convicção que cada um cumprirá, com bastante entusiasmo, a missão de servir e contribuir para engrandecer ainda mais o nosso País, honrando, assim, o compromisso aqui assumido, perante a Bandeira Nacional”, afirmou.

Programa de Especialização Operacional

Ao se formarem na Academia da Força Aérea (AFA), os Cadetes se tornam Aspirante a Oficial e seguem para a cidade de Natal (RN), onde passam um ano recebendo instruções no Programa de Especialização Operacional (PESOP), na Aviação escolhida no final do quarto ano da Academia: Caça, Asas Rotativas ou IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento).

O PESOP é coordenado administrativamente pela Ala 10 e operacionalmente pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE) e pelas três Unidades Aéreas de instrução sediadas em Natal. O Comandante da Ala 10, Brigadeiro Rivero, desejou sucesso aos novos  Oficiais. “Mais uma vez, a Guarnição de Natal tem a oportunidade de exercer sua maior vocação: transformar jovens, moldar, lapidar e fortalecer valores, desenvolver as competências e qualidades necessárias para o exercício do comando e da liderança de nossa Força, essa, com certeza, a mais importante e dignificante missão que uma Organização pode se incumbir”, discursou. 


O Tenente Aviador Richardy Barcellos Almeida, primeiro colocado na turma, falou da emoção do momento. “Tenho certeza que todos os integrantes da Turma Asterion, promovidos ao posto de Segundo-Tenente, estão desejosos por dar o melhor para a Força Aérea Brasileira e para nossa Pátria”, disse.

Interceptacão

Ainda nesta segunda, minutos antes da Aeronave VC-99, do Grupo de Transporte Especial (GTE), pousar em Natal (RN) para a solenidade, o Aspirante Richard saudou, com uma mensagem, o Comandante da Aeronáutica e a comitiva. 

Confira como foi a cerimônia de promoção e a interceptação.

Fonte: Força Aérea Brasileira

Vídeo: Soldado Chagas / CECOMSAER

Fotos: Capitão Ranyer; Sargento Carlos Eduardo/1º/11º GAv; Cabo Simplício / BANT

DEIXE UMA RESPOSTA