Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Cessna Citation
Foto: Divulgação

A Textron Aviation apresentou na NBAA-BACE deste ano seus dois novos jatos executivos, que são basicamente uma atualização dos modelos Cessna Citation M2 e Citation XLS.

Os participantes da NBAA-BACE terão a oportunidade de ver as novas maquetes do interior do Gen2 durante o evento, na parte de demonstração estática da Textron Aviation no Henderson Executive Airport.

A empresa agora está recebendo pedidos de ambos os novos modelos com entregas previstas para começar no final do primeiro trimestre de 2022 para o Citation M2 Gen2 e no segundo trimestre de 2022 para o Citation XLS Gen2. 

Vamos conferir abaixo um pouco mais sobre essas duas novas aeronaves.

 

Cessna Citation M2 Gen2

Em sua atualização do jato executivo de pequeno porte, a Cessna aprimorou a parte e conforto da aeronave, bem como está disponibilizando um layout interno alinhado com as novas tecnologias.

O novo interior, que podemos conferir na foto abaixo está equipado com recursos de carregamento sem fio e portas USB-A em cada assento da cabine. 

 

No cockpit, três polegadas de espaço para as pernas foram adicionadas à posição de co-piloto para maior conforto. Além disso, os materiais da soleira de entrada da cabine foram aprimorados para durabilidade e facilidade de manutenção.

O Citation M2 foi apresentado em 2013, e por este motivo, ganhou poucas alterações na parte de tecnologia de voo ou de novos motores nesta atualização. A aeronave concorre diretamente com o Embraer Phenom 100, que já foi atualizado algumas vezes, otimizando o interior para o passageiro ou a performance de voo.

Este modelo tem capacidade para até 5 passageiros e mais 2 pilotos, o alcance máximo com toda a carga suportada é de 2500 km aproximadamente. O cockpit é equipado com um moderno sistema de aviônicos Garmin G3000.

 

Citation XLS Gen 2

Neste modelo a Textron Aviation optou por alterações mais profundas na atualização. A impressão de mudança começa pela escada que dá acesso à aeronave, montada na própria porta, que foi totalmente reformulada e conta até mesmo com uma nova iluminação.
 
Os painéis do interior da aeronave também foram reformulados, melhorando a acústica durante o voo. A mudança também deu espaço para a troca da iluminação do interior, e o uso de outros materiais de acabamento.
 
Um novo design de assento aumenta o conforto do passageiro com controles individuais, novo estilo e opções diferentes para o acolchoamento do encosto, enquanto o sofá dianteiro possui uma capacidade dobrável opcional, que permite aos passageiros acessar o compartimento de bagagem durante o voo.
 

Além desses elementos de design, o XLS Gen2 também possui um sistema de gerenciamento de cabine sem fio intuitivo de última geração que inclui um monitor de mapa móvel com tela sensível ao toque, carregamento sem fio, portas de carregamento USB em cada assento da cabine e alto-falantes Bongiovi na cabine (que são opcionais na compra).

A Cessna não trocou o sistema de aviônicos, que continua Collins Aerospace Pro Line 21 de quatro telas. O alcance da aeronave é de 3482 km transportando o máximo de combustível e passageiros a bordo. Já a capacidade de passageiros é de até 11 pessoas, contabilizando também os pilotos.

Derivado do 560XL, mais de 1000 aviões desta família foram entregues ao longo dos últimos 25 anos.

Este modelo concorre diretamente com o Embraer Praetor 500.

DEIXE UMA RESPOSTA