Chega ao Aeroporto de Atlanta a experiência de identificação por reconhecimento facial da Delta

Delta Airlines

Viajando pelo Aeroporto de Atlanta em breve? Se tiver uma associação TSA PreCheck® e um número do programa SkyMiles da Delta, você poderá experimentar uma jornada rápida no aeroporto.

Divulgada pela primeira vez nos pontos de verificação de segurança de Detroit no início de 2021, a experiência de identidade digital da Delta é a primeira do setor em parceria exclusiva com a TSA PreCheck. Agora, essa opção está se expandindo para Atlanta, oferecendo aos clientes uma maneira mais eficiente de circular pelo aeroporto, sem mostrar um cartão de embarque de papel ou uma identidade física do governo. Com apenas um olhar para a câmera, os passageiros que se qualificam e escolhem esse sistema podem despachar uma bagagem de maneira fácil e eficiente, passar pela fila de segurança PreCheck da TSA (sigla para Transportation Securtity Association, ou Associação de Segurança dos Transportes, em português) e embarcar em seu avião.

A identidade digital de um cliente é composta de seu número de passaporte e a associação TSA PreCheck ou o Número Global para Entrada de Viajante Conhecido e verificada por tecnologia de reconhecimento facial, que confirma a identidade de um passageiro em alguns pontos do aeroporto. O equipamento que realiza a verificação estará disponível pela primeira vez no Posto de Controle de Segurança Sul de Atlanta nas próximas semanas e será implantado em mais algumas áreas de entrega de bagagem e embarque antes do final do ano. A Delta pretende adotar a tecnologia para hubs adicionais no próximo ano, de modo a garantir uma experiência de viagem perfeita e sem contato em toda a sua rede.

“A expansão da exclusiva identidade digital leva a Delta um passo mais perto de concretizar a visão de criar uma jornada de viagem mais personalizada e totalmente conectada”, disse o vice-presidente de Design de Experiência de Marca da Delta, Byron Merritt. “Nosso objetivo ao transformar procedimentos fundamentais, como segurança e check-in, em experiências perfeitas é devolver tempo e foco aos momentos que os clientes preferem desfrutar. Inovações como a identidade digital são implementadas com a intenção de transformar a experiência de viagem coesa em uma jornada pela qual nossos clientes realmente esperam”.

Em Atlanta e Detroit, a identidade digital doméstica baseia-se na opção de reconhecimento facial que a Delta oferece para viagens internacionais, que a companhia começou a testar há mais de cinco anos e culminou no lançamento do primeiro terminal totalmente biométrico em Atlanta, em 2018.

“A TSA gosta de trabalhar com as partes interessadas do setor para projetar, construir e testar tecnologias inovadoras que aumentam a segurança e melhoram a experiência do passageiro”, disse o administrador assistente de Funções de Análise de Exigências e Habilidades da TSA, Keith Goll. “Continuamos a trabalhar incessantemente para aproveitar a mais recente tecnologia e as parcerias para garantir que a experiência de viagem de nossos passageiros PreCheck seja a melhor e mais conveniente e segura possível”.

Se um cliente não quiser usar o reconhecimento facial, ele pode simplesmente recusar a opção no check-in e prosseguir pelo aeroporto como sempre fez. A participação é totalmente voluntária. A Delta não salva ou armazena nenhum dado biométrico, nem planeja fazê-lo.

Os participantes vão encontrar uma experiência de aeroporto mais fácil e menos estressante. Funcionará assim:

  • Deve-se inserir com segurança as informações do passaporte e TSA PreCheck ou o Número Global para Entrada de Viajante Conhecido no perfil do SkyMiles por meio do aplicativo Fly Delta.
  • A seguir é preciso inscrever-se no programa no check-in também usando o aplicativo Fly Delta.
  • No aeroporto, o viajante olha para a câmera na entrega da bagagem, no posto de controle de segurança e no portão de embarque para usar sua identidade digital em substituição a uma identificação física e a um cartão de embarque.

Assim que um cliente chega a uma câmera no aeroporto, sua imagem é criptografada e enviada para o serviço de correspondência biométrica facial da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (Customs and Border Protection – CBP, na sigla em inglês) por meio de um canal seguro, que não transmite os dados biográficos de acompanhamento. O CBP então verifica a identidade de um cliente em relação às participações governamentais e envia de volta um indicador para permitir que o viajante prossiga.

Ao longo dos anos, a Delta fez parceria com a TSA para tornar mais fáceis todas as etapas da viagem, incluindo trabalhar com o órgão para lançar esteiras de triagem automatizadas e nova tecnologia de triagem em Atlanta e outros hubs.

 

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Rodrigo Rott é Diretor Geral da Aeroflap