Foto - COMAC

(Reuters) – A China avançará com o desenvolvimento do CJ1000, um motor a jato turbofan projetado para alimentar a aeronave C919 de corpo estreito caseiro, disse o governo na sexta-feira em seu plano de desenvolvimento para o período 2021-2025.

Ele também tem como objetivo alcançar avanços na tecnologia de motores para jatos widebody, disse o governo.

Aeronaves civis de fabricação chinesa, incluindo o C919, atualmente usam motores estrangeiros, mas o país tem tentado desenvolver uma alternativa local para reduzir sua dependência de fontes estrangeiras de tecnologia sofisticada.

COMAC C919
Aeronave Comac C919

Em 2018, os Estados Unidos acusaram oficiais de inteligência chineses por um hack de dados para roubar informações sobre um motor turbo ventilador usado em aviões comerciais. A China negou as acusações.

O avião chinês C919 está a caminho de obter sua certificação de aeronavegabilidade até o final de 2021 e entregar a primeira aeronave ao cliente lançador, disse Wu Guanghui, projetista-chefe do programa C919, na sexta-feira.

A China Eastern Airlines, que é o cliente do lançamento, assinou um pedido firme na segunda-feira para comprar 5 jatos C919.