Drone TP500 China
Foto: AVIC/Divulgação

A Aviation Industry Corporation of China (AVIC), uma fabricante de aeronaves da China, iniciou neste último sábado (18) os voos com seu novo drone, o TP500.

O voo do TP500 durou aproximadamente 27 minutos, decolando e pousando sem demais problemas, e seguindo o proposto pelos engenheiros da AVIC.

O TP500 é uma das primeiras propostas do mundo para um drone cargueiro. Com baixo custo de produção, a AVIC espera que a pequena aeronave seja capaz de transportar até 500kg de carga em uma distância de 500 quilômetros.

Quando utilizado para voos de traslado, o TP500 é capaz de ter alcance de até 1800 km.

Equipado com somente um motor, o drone pode atingir uma velocidade máxima de 260 km/h, mesmo totalmente carregado. O grande destaque é a estrutura toda em material composto, possibilitando um peso máximo de 1400 kg mesmo com a capacidade máxima de carga a bordo.

Agora o drone será testado para receber a certificação das autoridades de aviação civil da China. A meta é fornecer o pequeno drone como uma substituição dos aviões cargueiros de pequeno porte para vários países, além do uso interno. Provavelmente o sistema que será mais complicado

Veja mais no vídeo abaixo: