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China e Rússia mostram pela primeira vez o mock-up do CR929

A United Aircraft Corporation (UAC) e a Corporação de Aeronaves Comerciais da China (COMAC) apresentaram ela primeira vez um mock-up do CR929, apresentando o design externo e o espaço interno.

O mock-up tem no total 22 metros de comprimento, isso representa aproximadamente 1/3 do tamanho do avião real, mas tem altura de 6,5 metros e 5,9 metros de largura.

Para demonstrar basicamente o interior do avião, a Comac equipou o interior com uma configuração de 2 fileiras em Primeira Classe, 3 fileiras de executiva e 4 de Classe Econômica.

No interior é possível perceber um estilo mais ocidental de design, com um acabamento mais aproximado dos padrões da Boeing e Airbus, e um sistema de entretenimento padronizado com o mercado.

No cockpit temos sistemas semelhantes ao Airbus A350XWB, com cinco telas de tamanho grande no conceito Glass Cockpit, além do comando através de sidesticks, pela primeira vez em um avião comercial de engenharia russa.

O Mock-up está sendo demonstrado no China Airshow, e apresenta aos potenciais clientes da aeronave o formato final do avião.

 

O conceito ocidental

Desde a concepção da aeronave a China e a Rússia buscaram uma maior aproximação com empresas da Europa e Estados Unidos, como forma de popularizar mais o uso do seu jato, pela facilidade que as companhias aéreas terão na parte de manutenção.

Além do design, os engenheiros da UAC estão optando por fornecedores ocidentais, ao selecionarem empresas da Europa como fornecedores de peças. A escolha dos fornecedores de componentes para este novo avião deverá ocorrer até o final de 2019.

O Centro de Engenharia para o desenvolvimento do CR929 será localizado na Rússia.

 

Design de engenharia

 

O design é bastante parecido com aquele apresentado em 2017 pela CRAIC, e até lembra um pouco o Boeing 787 na parte da seção frontal.

O trem de pouso principal apresenta uma configuração com quatro rodas por lado, totalizando oito rodas, e o trem de pouso dianteiro tem duas rodas.

Anteriormente a CRAIC anunciou que o novo conceito do CR929 se aproxima do tamanho do A330-900neo, e também vai precisar de um motor ainda mais potente, com 78000 lbs de empuxo, antes a UAC estimava um motor de 71000 lbs para a aeronave.

Apesar do tamanho maior, a estimativa de autonomia permanece a mesma (para o CR929-600), de 12000 km. De acordo com a CRAIC isso é suficiente para cumprir a maioria das rotas de longa distância, incluindo os voos da Ásia para os Estados Unidos.

A família de aeronaves incluirá versões com a fuselagem esticada (CR929-700) e com a fuselagem menor (CR929-500).

A aeronave tem agora 63,25 m (208 pés) de comprimento, disse a UAC. Isso é apenas 45 cm mais curto que o A330-900neo, apesar disso a largura da fuselagem é de quase 6 metros, maior que a concorrência e equiparável ao A350, uma aeronave de categoria superior.

A finalidade da COMAC é usar o CR929 para substituir os A330-300 nas rotas domésticas de alta demanda da China, e também em voos internacionais. Essa medida também evita que as companhias aéreas da China e da Rússia escolham o Airbus A330-900neo e o Boeing 787.

O primeiro voo continua programado para 2023, é possível que a construção final da aeronave inicie já em 2021, caso o projeto não sofra atrasos. Até 2027 a CRAIC entregará o primeiro avião de série para um cliente, que provavelmente será uma companhia aérea da China.

 

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Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: COMAC, CR929, Craic, UAC