O COMAC C919 ganhou nesta segunda-feira (1º/03) mais encomendas para o seu projeto C919. A companhia China Eastern Airlines, de Xangai, fechou uma encomenda para mais cinco aeronaves deste modelo.
A COMAC está classificando essa encomenda como firme, e a China Eastern Airlines continua agendada para ser a companhia aérea que vai lançar o C919.
A encomenda não teve um valor confirmado pelas partes.
Agora a China Eastern Airlines tem 25 encomendas firmes para o C919. A companhia aérea está planejando usar a nova aeronave para seu braço de baixo custo, a OTT Airlines, que vai operar apenas aviões chineses.
O COMAC C919 é bem semelhante com o A320 da Airbus, medindo 38,9 metros de comprimento, 35,8 metros de asa, altura de aproximadamente 12 metros e largura de cabine de 3,9 metros.
No geral está disposto 3 versões para compra que alcança de 156 passageiros até 174 quando em configuração de única classe com alta densidade. A aeronave da COMAC tem uma autonomia de 4075 km. Uma versão de longo alcance pode voar até 5555 quilômetros.
O seu projeto tem participação de empresas americana e europeias para construir diversos sistemas da aeronave, outro passo para a ocidentalização da COMAC. Os motores, por exemplo, são fabricados pela CFM, da mesma linha Leap, que equipa o Airbus A320neo e o Boeing 737 MAX.
Essa é a grande aposta da empresa para concorrer com o Boeing 737 MAX e o Airbus A320neo. A aeronave já acumula mais de 700 encomendas, todas por companhias aéreas da China.
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