Advertisement

China Eastern retoma voos com o Boeing 737 NG, após paralisar frota por acidente

A China Eastern Airlines decidiu retomar os voos com o Boeing 737-800, mesmo que em pouca quantidade. A companhia chinesa havia suspendido os voos com a aeronave há quase um mês, quando um 737-800 da sua frota se acidentou.

De acordo com dados do FlightRadar24, a companhia colocou um pequeno número de aviões em atividade, com o 737-800 de matrícula B-207L realizando o primeiro voo, cumprindo entre Kunming e Chengdu neste domingo (17).

A companhia decidiu paralisar as operações de aproximadamente 220 aviões 737-800 da sua frota enquanto as investigações estavam em andamento. Os relatórios preliminares e finais ainda não foram divulgados, mas os investigadores conseguiram recuperar as caixas-pretas e trabalham para apontar as causas do acidente.

Todos os aviões da frota da China Eastern foram inspecionados antes da retomada ao serviço, que será gradual, de acordo com o finalizar de cada revisão. Voos de testes também estão sendo realizados antes do embarque de passageiros em cada avião.

Até o momento não há indícios de um problema em massa com as 223 aeronaves 737-800 da frota da companhia chinesa.

 

O acidente

No dia 21 de março de 2022, ainda madrugada no horário de Brasília, um Boeing 737-800 da companhia aérea China Eastern Airlines com 132 pessoas a bordo caiu em uma região montanhosa no Sul do país.

O avião estava cumprindo o voo MU5735 que partiu de Kumming (KMG) e tinha como destino final Guangzhou (CAN) e estava com 132 pessoas a bordo.

O Boeing 737-800 que sofreu o acidente na China operava sob a matrícula B-1791 para a China Eastern desde 2015, por tanto uma aeronave relativamente nova. 

O avião estava voando a cerca de 29 mil pés e segundo os dados do site de monitoramento de voos FlightRadar24, o Boeing 737 começou a perder altitude rapidamente. O último contato da tripulação com o controle aéreo aconteceu próximo da cidade de Wuzhou no Sul da China.

Em poucos segundos a aeronave chegou a menos de 10 mil pés, algumas divulgadas pela imprensa local mostram o avião em queda livre nas montanhas. 

 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Companhias Aéreas, Notícias

Tags: 737, acidente, boeing 737, China Eastern Airlines, Incidente, usaexport