China vai implantar novo drone em porta-aviões de fabricação nacional

Drone chinês de reconhecimento, Sharp Sword. Foto: Autor Desconhecido

A China deverá implantar ainda neste ano o drone furtivo de fabricação nacional, “Sharp Sword”, no porta-aviões, Type 001A que também é de fabricação nacional.

O drone deverá ser apresentado ao público no dia 1º de outubro, durante o desfile do Dia Nacional em Pequim.

“A transportadora Type 001A será equipada com a versão de reconhecimento do drone Sharp Sword”, disse uma fonte da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAN), segundo o SCMP na terça-feira.

Porta-Aviões chinês, Type 001A- Foto; Autor Desconhecido

“Para reduzir seu peso, a versão de reconhecimento da Sharp Sword não carregaria armas, apesar de possuir duas baias de bombas internas, porque precisa caber na rampa de decolagem no Tipo 001A. A principal missão deste drone será reunir inteligência para sistemas de mísseis transportados por navios, permitindo que os mísseis atinjam com precisão alvos que estão a 300 km a 400 km de distância”, explicou a fonte do PLAN.

O outro drone que foi desenvolvido a partir da plataforma de teste furtiva UAV AVIC 601-S é a Dark Sword, apontada como a primeira aeronave de sexta geração do mundo a ser apresentada no ano passado.

A China apresentou inclusive um terceiro drone ao mundo recentemente, o done em questão segundo os chineses é capaz de atingir velocidades supersônicas.

O drone Sharp Sword, que terá capacidades de reconhecimento e ser operado em porta-aviões irá aumentar toda uma capacidade por parte dos militares da China, mas não tem capacidades de Reabastecer outra aeronave, como por exemplo o norte-americano MQ-25.

MQ-25 Stingray- Foto/Divulgação Boeing

“A China aprendeu a tecnologia com os EUA e a França. Os EUA estão desenvolvendo um drone semelhante, o Boeing MQ-25 Stingray, e a França possui o UAV experimental Dassault nEUROn baseado em transportadora”, disseram as fontes.

 

Fonte de apoio: Defenseworld/ Edição: Aeroflap

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.