Cientista consegue desenvolver Querosene de Aviação produzido a partir de bactérias

por Aeroflap

Querosene de Aviação QAV ABEAR Combustível Combustíveis de aviação Petrobras ALTA BR Aviation

Devido ao grande volume de combustível que os aviões consomem, achar uma alternativa sustentável e independente do petróleo para as aeronaves é algo bastante complicado. Mas a resposta pode estar em uma cadeia de carbonos produzida por uma bactéria.

Cientistas descobriram que a bactéria ‘streptomyces’ consegue produzir moléculas de carbono, chamadas de fuelimicina, bem similares as do querosene refinado a partir do petróleo. Para obter a produção, é preciso somente alimentar as bactérias com glicose, amplamente disponível no mercado.

Pablo Cruz-Morales, microbiologista da DTU Biosustain, disse que a partir dos carbonos é possível metabolizar um combustível sustentável para a aviação. Contudo, os estudos nessa área ainda estão no início, e os cientistas precisam descobrir como escalar a produção, para o enorme volume que as aeronaves necessitam e ao mesmo custo.

Bactéria streptomyces

“À medida que [as bactérias] comem açúcar ou aminoácidos, elas os quebram e os convertem em blocos de construção para ligações carbono-carbono. Você engorda em seu corpo da mesma maneira, com a mesma química, mas esse processo bacteriano tem algumas reviravoltas muito interessantes”, disse Cruz-Morales.

“Vamos ficar sem combustíveis fósseis e chegará um ponto, não muito longe de agora, em que precisaremos de soluções alternativas”, pontuou Cruz-Morales, afirmando que em breve precisaremos de um combustível autossuficiente para a aviação, sem a dependência do petróleo que tem estoque limitado.

A mesma bactéria também pode gerar biodiesel, a partir de tratamentos específicos. O combustível final criado a partir da bactéria pode ter um poder calorífico, ou seja, quantidade de energia fornecida em uma combustão maior do que o insumo fóssil utilizado atualmente.

 

Via: EuroNews e Nature

Sair da versão mobile