Cinzas do vulcão La Palma fazem avião da Ryanair voltar para aeroporto de origem

por Aeroflap

Ryanair Boeing 737 Pilotos debocha passageiro assento janelas

Além de ter devastado uma imensa área em La Palma, um Boeing 737-800 da Ryanair também foi afetado pelo vulcão que está causando muitos contratempos nos últimos dias.

A tripulação descobriu o problema logo após a decolagem, durante a subida para o nível de cruzeiro, e quando atingiu 22000 pés os pilotos declararam emergência, e voltaram para Tenerife.

Equipes de manutenção da companhia descobriram, após o voo FR-8179 de Tenerife (Espanha) e Bruxelas que a aeronave sofreu danos em ambos os motores, após voar em uma área próxima das cinzas do vulcão La Palma.

Tenerife é uma ilha paradisíaca no Atlântico, e fica nas proximidades das Ilhas Canárias, onde o vulcão está ativo. Na imagem abaixo podemos observar que os pilotos tentaram comandar uma curva para a direita após a decolagem, com finalidade de evitar voar perto das cinzas, no entanto, mesmo assim os pilotos encontraram fragmentos abrasivos em voo.

Vulcão está ativo no Cumbre Vieja. Foto: The Aviation Herald

A Ryanair enviou um outro avião para cumprir o voo, de matrícula EI-EGD, que chegou em Charleroi (Bruxelas) com um atraso de 6 horas aproximadamente. A outra aeronave ficou por dois dias em solo, e seguiu sem passageiros até Londres nesta última quarta-feira (13).

As autoridades locais fecharam o aeroporto de La Palma duas vezes desde o início da erupção do vulcão, visto que as cinzas se acumulavam em solo e ofereciam perigo para as operações.

 

Por qual motivo há cuidados especiais com um avião na fumaça do vulcão?

O avião é capaz de voar em diversas condições, com uma poluição muito forte, neblina, nevasca e até mesmo com forte chuva, mas as cinzas vulcânicas podem causar problemas em aeronaves.

Erupção de vulcão que ocorreu em 2011 no Chile, e afetou aeronaves na Argentina.

A composição básica da cinza vulcânica é com base em materiais vitrificados, silicatos e rochas pulverizadas (em partículas bem pequenas). Além de ter uma densidade muito alta, o que pode entupir dutos, não permitir a visão externa e causar outros defeitos, esses componentes quando entram em contato com o calor interno do motor, que extrapola os 900º C na câmara de combustão.

Quando em alta velocidade, tanto as pás do motor como a fuselagem podem sofrer com o efeito de “lixa” da poeira nessas condições, lembrando, aqui temos silicatos e compostos vitrificados de alta dureza, indo contra um motor com milhares de rotações por minuto e a um avião que está a 850 km/h.

Cinzas vulcânicas depositadas em estado sólido na turbina de um motor aeronáutico.

O mesmo silicato, que pode ter esse efeito de lixa nas pás, deformando o formato das mesmas, também causa danos quando entra no motor da aeronave, visto que ele encontra a câmara de combustão em alta temperatura e forma uma camada de sólida nas pás da turbina.

Dessa forma temos um motor incapaz de funcionar, com erosão precoce do compressor, a turbina com dejetos de fumaça vulcânica e a turbina com restrição de passagem de ar, além da deformação do formato das pás, pelo acúmulo de material sólido.

 

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