Clássico bombardeiro B-52H volta a voar após quase três décadas em solo

B-52H 'Wise Guy'- Foto: USAF

A USAF reativou um bombardeiro B-52H Stratofortress, após quase uma década que o B-52H estava armazenado no depósito da Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona.

O B-52H apelidado de “Wise Guy”, voou do Arizona até Louisiana, onde se localiza a Base Aérea de Barksdale, sede dos bombeiros B-52H da USAF.

Com a chegada deste “velho amigo” na base aérea de Barksdale, o local agora abriga 76 unidades do clássico bombardeiro de oito motores. O esse é o número máximo permitido, visto que há alguns termos limitantes derivados de um tratado de controle de armas com a Rússia.

Coronel da USAF, Robert Burgess, comandante do 307º Grupo de Operações da Asa de Bomba 307- Foto; USAF

O coronel da Força Aérea dos EUA, Robert Burgess, comandante do 307º Grupo de Operações da Asa de Bomba 307, voou o Wise Guy entre o Arizona e Louisiana.

Em sua mensagem, Burgess disse que “Estamos entusiasmados com o papel da ala em trazer o jato de volta ao serviço. Seu retorno é um testemunho da habilidade de nossos pilotos em restaurar o bombardeiro para uso regular na Força Aérea.”

O Wise Guy, passará por um processo de pintura e por uma revisão completa em fevereiro de 2020, ele voltará a ativa depois de todos esses procedimentos.

Embelma que deu o apelido Wise Guy, para o bombardeiro- Foto: USAF

Dentro do avião foi encontrado o seguinte texto, que possivelmente foi escrito por algum militar antes de levar a aeronave para o depósito: 

“AMARG, este 60-034, um Guerreiro Frio que permaneceu sentinela sobre a América desde os dias mais sombrios da Guerra Fria até a luta global contra o terror. Cuide bem dela … Até que precisemos dela novamente.”

Texto deixado dentro do Wise Guy- Foto: USAF

Esse processo de reativação do B-52H estava sendo discutido pela USAF deste no começo do ano passado, isso mostra que de fato os EUA estão sim interessados em continuar mantendo a frota de B-52 por mais alguns anos.

Já havíamos informado que os EUA vão modernizar os B-52H, toda aviônica seria modernizada, bem como a troca dos oitos motores Pratt & Whitney.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.