Advertisement

Clássico Douglas DC-3 da Air North realiza primeiro voo após restauração

Avião Douglas DC-3 Air North

Após dez anos, um clássico Douglas DC-3 passou por uma grande e extensa manutenção para dar condições de voo, e com isso conseguiu realizar seu primeiro voo.

Apelidado de ‘Yukon Sourdough’, o Douglas DC-3 foi danificado durante uma grande tempestade. O clássico avião pertencia a companhia aérea do Canadá, Air North, que operou também aeronaves como ATR 42 e o Boeing 737. 

Avião Douglas DC-3 Air North
Foto: Air North

O Douglas DC-3 foi construído em 1942 e logo recebeu a matrícula CF-OVW, a aeronave voou por mais de 40 anos pela Air North inclusive no auge da empresa nos anos 80. 

O clássico avião foi encontrado em um anuncio de venda, onde Malcolm Van Kirk estava tentando vender a aeronave que foi vista pelo piloto Ken Casady. 

Ken logo se sensibilizou com a situação pois viu que Kirk e seu irmão não gostariam de vender a aeronave apesar das dificuldades de restauração. O resultado dessa conversa foi que o piloto abraçou a causa e ajudou no projeto de restauração do ‘Yukon Sourdough’.

Após dez anos de fazer seu último voo, o Douglas DC-3 foi completamente restaurado e preparado para voltar a cortar os céus do Canadá. A aeronave será exposta no evento aéreo de Oshkosh. O objetivo dos parceiros no projeto é um só, “administrar esse avião”.

Ken Casady está a procura de parceiros para ajudar a custear as operações e preservação do Douglas DC-3, como a manutenção, preparação para voos e hangaragem além do combustível. Segundo o piloto, o clássico avião gastaria por volta de US$ 1,500 para cada hora voada.

“Queremos que seja um equipamento de controle ativo … não pendurado no teto em algum lugar de um museu”, reforça Casady.

Avião Douglas DC-3 Air North
Douglas DC-3 totalmente restaurado no Canadá Foto: Air North

Um dos membros da equipe de restauração do clássico avião, o piloto disse que espera uma ajuda das pessoas assim como acontece para manter o Museu da Força Aérea Americana que conta com aeronaves clássicas. 

Ao longo do processo de restauração do avião da Air North, diversos desafios foram impostos para a equipe. Além do tempo e dinheiro, também entrou o emocional para os voluntários que sentiram a perda de um dos membros fundadores o Capitão Stephen K. Van Kirk.

O capitão era um apaixonado por avião e pelo Douglas DC-3, possuía diversos empreendimentos voltados para a aviação, entre eles a Wings for Val Foundation, que oferecia bolsas de estudo para mulheres que tinham sonho de seguir carreira na aviação.

 

 

Com informações da Simple Flying 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Aeronaves, news, usaexport