GOL eVTOL Avolon

Uma parceria de líderes globais da aviação e de aeroportos anuncia sua intenção de explorar os requisitos de infraestrutura para trazer o voo de passageiros em eVTOL para o Brasil nesta década. A parceria inclui:

  • Avolon, segunda maior empresa de leasing de aeronaves do mundo;
  • Corporación América Airports, a maior operadora de aeroportos do setor privado global em número de aeroportos;
  • GOL, maior companhia aérea do Brasil;
  • Grupo Comporte, uma das principais operadoras brasileiras de transporte; e
  • Vertical Aerospace, empresa aeroespacial e de tecnologia que desenvolve e fabrica aeronaves eVTOL.

A parceria explorará e definirá o design e as localizações de vertiports, bem como outros requisitos de infraestrutura para as operações de eVTOL no Brasil.

Com seu mercado bem desenvolvido de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) baseado em serviços de helicópteros, ecossistema avançado de aviação e dados demográficos exclusivos, o Brasil deve se tornar um dos mercados pioneiros para serviços eVTOL, inclusive para o VX4 da Vertical.

Cada parceiro traz conhecimentos específicos e complementares do setor para colocar os eVTOLs em operação no Brasil nesta década.

Em particular, a parceria se beneficiará da equipe especial da Corporación América Airports dedicada à pesquisa e desenvolvimento do segmento de Mobilidade Aérea Avançada (Advanced Air Mobility – AAM) e sua experiência de duas décadas em projeto, construção e operação de aeroportos, bem como gerenciamento de tráfego de passageiros. A Corporación América Airports já desenvolveu seu próprio projeto conceitual de vertiport e avançou na análise de tráfego AAM em vários países.

Com algumas das cidades mais congestionadas do mundo, a introdução de eVTOLs, como o VX4, transformará o modo como as pessoas se deslocam ao redor e sobre a paisagem urbana no Brasil.

O VX4 permitirá viagens de curta distncia com emissões zero que revolucionarão as viagens aéreas urbanas para a vida cotidiana dos brasileiros, mudando a forma como nos conectamos, nos deslocamos e viajamos com mais eficiência, tudo de maneira mais sustentável.

Essa parceria se baseia no compromisso da GOL e do Grupo Comporte de comprar ou arrendar até 250 aeronaves VX4 eVTOL da Vertical da Avolon, anunciado no ano passado. Esse compromisso levou a Avolon a lançar e liderar um grupo de trabalho com o objetivo de comercializar aeronaves eVTOL no Brasil com a Vertical Aerospace, Grupo Comporte e GOL.

O grupo de trabalho já realizou workshops de familiarização do projeto com a autoridade brasileira de aviação civil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para permitir a rápida validação da aeronave, zero emissões e quatro passageiros VX4. O VX4 foi projetado para ter velocidades de até 200 mph, alcance superior a 100 milhas, ser quase silencioso durante o voo e oferecer baixo custo por passageiro por milha.

Dómhnal Slattery, CEO da Avolon, comentou: A escala de nossa ambição para eVTOLs se reflete em nossas parcerias com alguns dos principais operadores de transporte e aeroportos da América Latina.”

“Somos parceiros de empresas que compartilham nossa ambição de remodelar materialmente o mercado de aviação comercial. Nosso objetivo é entregar os requisitos de infraestrutura para trazer viagens com zero emissões para o Brasil em meados desta década e revolucionar as viagens aéreas na região.”

Martin Eurnekian, CEO da Corporación América Airports, comentou: “Um novo ecossistema de mobilidade está surgindo e a Corporación América Airports, como líder mundial em operações aeroportuárias, quer ser um agente de mudança no apoio à implementação de AAM nas regiões onde atuamos.”

“Com a nossa experiência como operadores aeroportuários em seis países em três continentes ao longo de mais de 20 anos, estamos empenhados em contribuir para o desenvolvimento do ecossistema AAM, de forma de conectar melhor pessoas, bens e culturas e promover um transporte aéreo mais enxuto, rápido e sustentável”.

Paulo Kakinoff, CEO da GOL comentou: “A GOL aposta totalmente na expertise da CAAP em Mobilidade Aérea Avançada. Ao nosso alcance, temos em mãos uma oportunidade única de unir os esforços de todas as partes envolvidas para criar um ecossistema operacional sustentável e seguro para os eVTOL , com emissão zero de carbono, tanto no Brasil quanto fora dele.”

“Em constante expansão no segmento regional, a GOL está empenhada em incluir novas e providenciais alternativas de conectividade com este novo modal aéreo, baseado em sua já extensa malha aérea.”

Stephen Fitzpatrick, fundador e CEO da Vertical comentou: “Estou muito satisfeito que a Vertical esteja em parceria com a Avolon, GOL, Grupo Comporte e CAAP para entregar infraestrutura crítica de eVTOL no Brasil. Foi no Brasil que tive a inspiração de começar a Vertical Aerospace, então é incrível ver isso se tornando realidade lá”.

 

 

Com informações da Avolon.