Foto - Infraero

O Grupo CCR venceu o leilão de concessão dos Blocos Sul e Central, na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), realizado hoje na sede da B3, em São Paulo, com ágios de, respectivamente, 1.534 % e 9.156% sobre os valores de outorgas mínimas.

Para o Bloco Sul, que reúne 9 aeroportos, a proposta apresentada pelo Grupo foi de R$ 2,128 bilhões, e para o Bloco Central, com seis aeroportos, a proposta foi de R$ 754 milhões.

A CCR passa a ser responsável pela manutenção, exploração e ampliação dos 15 aeroportos pelo prazo de 30 anos.

“Estudamos muito esses projetos ao longo dos últimos anos e as propostas foram alinhadas com a nossa estratégia de crescimento qualificado e disciplina de capital. Essa mesma estratégia será adotada na agenda de investimentos que a companhia tem pela frente”, afirma Marco Cauduro, CEO do Grupo CCR.

“Estamos muito satisfeitos com essas conquistas. Um resultado que dará mais força à expansão do Grupo CCR em um modal em que já operamos com excelência no Brasil e no exterior. Manteremos o compromisso de seguir com gestão sustentável, eficiente e com visão de longo prazo em todos os ativos”, afirma Cristiane Gomes, presidente da Divisão CCR Aeroportos.

 

Detalhamento dos blocos

O Bloco Sul reúne nove aeroportos localizados na região Sul do país que movimentaram juntos, em 2019, 12,4 milhões de passageiros. O principal ativo do bloco é o aeroporto de Curitiba (PR), em São José dos Pinhais, com movimentação anual de 6,56 milhões de passageiros, em 2019.

Os demais aeroportos são Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Bacacheri (PR), Navegantes (SC), Joinville (SC), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS).

Já o Bloco Central é formado pelos aeroportos de Goiânia (GO), Palmas (TO), Teresina (PI), São Luís (MA), Imperatriz (MA) e Petrolina (PE), que movimentaram, em 2019, 7,28 milhões de passageiros

Com a conquista, a CCR passará a administrar um total de 19 aeroportos no Brasil e no exterior. O grupo já atua na gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), do Aeroporto Internacional de Quito, no Equador; do Aeroporto Internacional Juan Santamaria, na Costa Rica; e do Aeroporto Internacional de Curaçao, no Caribe.

Além disso, a CCR está presente em nove dos principais aeroportos dos Estados Unidos, por meio da empresa prestadora de serviços aeroportuários TAS – Total Airport Services.