Com alto custo para reformar o interior, Air France pode aposentar o Airbus A380 em breve

Foto - Divulgação/Air France

Enquanto o Grupo IAG planeja inserir mais aviões Airbus A380 na British Airways, a Air France procura o melhor formato para se livrar das suas aeronaves deste modelo.

Anteriormente a companhia disse que planejava reformar o interior das suas aeronaves A380, mas o custo milionário para fazer a alteração em 7 aviões pode inviabilizar o investimento.

Cerca de três aeronaves serão aposentadas até 2021, e a Air France planeja operar somente com sete aviões do modelo A380, mesmo assim, por um período curto de tempo que ainda está sendo estudado.

Se a Air France decidir antecipar a aposentadoria das outras sete aeronaves, a reforma do interior não deve ser realizada, visto que pode custar até US$ 45 milhões por aeronave. Logicamente, esse dinheiro precisaria ser investido em um produto que ficasse anos no mercado, para a companhia conseguir obter lucro enquanto ainda paga o aluguel do avião.

Foto – Porsche/Divulgação

Cada A380 da Air France é configurado com 516 assentos em três classes (com Premium Economy), são 8 assentos na First, 80 na Executiva, 38 na Premium Economy e 389 na Economy.

Apesar disso, a Classe Executiva do A380 não é moderna e atual como nos aviões Boeing 787, 777 e Airbus A350, este último está chegando em breve na frota da companhia.

De qualquer forma, o Airbus A380 vai contra as metas da Air France para melhorar a rentabilidade da companhia, depois de um período turbulento.

O novo vice-presidente executivo do Grupo Air France-KLM traçou quatro metas:

  1. A companhia deverá ter frota simplificada, então uma grande diversidade de aeronaves de modelos diferentes é um problema. A Air France mostrou isso nas últimas duas semanas ao escolher ficar somente com o A350, e repassou encomendas do Boeing 787 para a KLM, que só vai operar no futuro voos de longa distância com o avião da Boeing.
  2. Layouts eficientes e com equilíbrio entre espaço disponível e quantidade de assentos por aeronaves. Nesse ponto é bem provável que a Air France mate de vez a Primeira Classe, e opte pelo modelo assento-cama na Business.
  3. Consistência de produto, aliás, o cliente não pode sentir-se em outra companhia ao trocar de avião no long-haul.
  4. Comprometimento dos funcionários, isso também pode garantir que não haverá novas greves.

Esse movimento da Air France é para diminuir os seus custos totais e melhorar a rentabilidade da frota. O A380 será substituído pelo A350, inclusive anos atrás a companhia optou por converter encomendas do A380 para o novo A350 da Airbus.

 

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