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Com corte no pedido, Coreia do Sul assina produção do KF-21 Boramae

Linha de produção do KAI KF-21 Boramae em Sacheon, Coreia do Sul. Foto: KAI/Divulgação.

O governo da Coreia do Sul assinou na sexta-feira (22) a autorização para a produção inicial de seu novo avião de caça, o KF-21 Boramae. O pedido, no entanto, foi cortado pela metade, compreendendo apenas 20 dos 40 aviões inicialmente planejados.

O acordo foi assinado pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA), que gerencia projetos de defesa do país, e a fabricante do KF-21, a Korean Aerospace Industries (KAI). Ainda em janeiro a DAPA revelou que planejava iniciar a produção da aeronave neste ano. O modelo que possui desenho similar aos caças F-22 Raptor e F-35 Lightning dos Estados Unidos vai substituir o F-4 Phantom II e F-5 Tiger II ainda serviço com a Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF). 

Embora a DAPA tenha dado celeridade no contrato, para evitar uma lacuna na capacidade da ROKAF, a mídia sul-coreana afirma que a organização cortou o 1º lote pela metade por quê ainda quer realizar mais testes com o KF-21. Os cortes são resultados de um estudo de viabilidade do projeto, apresentado no ano passado, que levantou preocupações sobre as capacidades do novo caça, disse um funcionário da DAPA em anonimato. 

Novo caça da Coreia do Sul, KF-21 é visto durante testes de armamentos. Via @Fighterman_FFRC

“(Planejamos) concluir os testes de verificação até junho deste ano e assinar um contrato para as 20 unidades restantes até fevereiro próximo, após consultas com as agências relevantes”, disse o funcionário.

As avaliações envolvem o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) desenvolvido localmente e a integração de mísseis ar-ar, como os já testados Meteor e IRIS-T. Mesmo assim, o Comitê de Promoção do Projeto de Defesa aprovou todo o plano de produção para um total de 40 KF-21, estimado em US$ 5,9 bilhões, e que será executado deste ano até 2028.

Embora tenha enfrentado percalços – como o possível vazamento de informações secretas e a falta de pagamentos da parceria Indonésia – o programa do KF-21 tem seguido adiante. Ainda na semana passada a Coreia realizou o primeiro reabastecimento em voo com o novo avião. Os seis protótipos do avião (incluindo dois modelos de dois assentos) já estão sendo usados em diversos testes. O plano estipula que os primeiros aviões devem entrar em serviço em 2026. 

Modernização de caças F-15

Além de conceder luz verde à fabricação do KF-21, no mesmo dia autoridades também aprovaram um projeto de 3,9 trilhões de won para a modernização da frota de caças F-15K Slam Eagle. A atualização dos 59 aviões será realizada no âmbito do programa de Vendas Militares Estrangeiras do governo dos EUA.

Segundo a Flightglobalos jatos terão melhorias nas capacidades de ataque e identificação de alvos. Durante a feira ADEX em outubro de 2023, a Boeing disse ao portal que a Coreia do Sul ainda estava analisando a configuração e o cronograma do plano de modernização do F-15K. É possível que aviônicos do F-15EX Eagle II sejam incorporados ao F-15K, como o radar APG-82(V)1 AESA, a suíte de guerra eletrônica EPAWSS e o computador de missão ADCP II. 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Coreia do Sul, KF-21

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