Gripen F-39 dentro do navio Elke que está rusmo ao Brasil- Foto: Revista Asas

Uma foto do nosso primeiro caça Gripen F-39, dentro do navio de carga Elke que está caminho do Brasil, está circulando nas redes sociais.

Na foto podemos ver o caça por inteiro, com a bandeira do Brasil desenhada no estabilizador vertical da aeronave.

O navio tem previsão de chegar ao porto de Itajaí-SC no dia 21 de setembro. De lá o caça será levado para o Aeroporto de Navegantes, onde será montado e devidamente equipados com os devidos sistemas de segurança.

Depois disso o caça deve fazer alguns testes de taxiamento em solo, e enfim faz sua primeira decolagem no Brasil, rumo à unidade da Embraer em Gavião Peixoto-SP.

Gripen E da FAB decolando da fábrica da Saab em seu primeiro voo- Foto: Saab

Assim como publicamos anteriormente aqui no portal, esse exemplar do caça vai passar por uma campanha de testes aqui no Brasil. Entretanto, ainda está previsto um possível sobrevoo do caça Gripen F-39 em Brasília-DF no dia 23 de Outubro, Dia do Aviador e da FAB.

Pelo site Marine Traffic é possível ver a localização em tempo real do navio Elke. A embarcação saiu do porto de Noorköpoing, Suécia, no dia 29 de agosto.

O Brasil terá 36 caças Gripen E/F, que serão designados pela FAB como F-39. Os caças ficarão sediados na ALA 2, em Anápolis-GO, sob responsabilidade do 1º Grupo de Defesa Aérea.


Um dos pontos fortes da compra do caça é a transferência de tecnologia, ou seja o Brasil vai aprender a construir o caça, tanto que uma parcela destes 36 serão construídos no Brasil, sendo que essa etapa já começou.

Os Gripen E/F substituirão aos poucos as unidades do F-5EM/FM e do A-1 AMX, e assim uma nova era de caças será iniciada na FAB.

 

DEIXE UMA RESPOSTA