No dia 23 de Outubro é comemorado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.Tal data é marcada pelo feito do brasileiro, Alberto Santos Dumont que nesta mesma data em 1906, no Campo de Bagatelle, França, fez o primeiro voo de um veículo mais pesado que o ar, o 14-Bis. Alberto Santos Dumont percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de aproximadamente dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

A data é um grande marco para diversos aviadores e profissionais da aviação, muitos comemoram o dia com mensagens inspirativas a futuros aviadores seja da aviação civil ou militar. O ato de Santos Dumont engrandece o sentimento da profissão e ter uma data comemorando tal feito e homenageando tais profissionais, é importante.

Cerimônia na ALA1

Ontem na ALA 1 em Brasília-DF houve uma comemoração em homenagem ao Dia do Aviador, a cerimônia organizada pela alto Comando da Aeronáutica aconteceu no pátio da ALA 1 às 10h30 e teve a presença de diversas autoridades, incluindo o Presidente da República, Michel Temer, o Ministro da Defesa, Gen. Joaquim Silva e Luna e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro- do- Ar Luiz Nivaldo Rossato.

 

(Da esquerda pra direita) Ministro da Defesa Joaquim Luna, Presidente Michel Temer e os Comandantes das Forças Armadas

Durante a cerimônia tiveram passagem de aeronaves como os caças Northrop F-5EM, uma apresentação da Esquadrilha Fox e passagens da Esquadrilha da Fumaça escoltando o Embraer KC-390.

Caças F-5EM do 1º GDA em passagem baixa durante a cerimônia na ALA1

Antes da chegada do Ministro Joaquim e do Presidente Michel Temer, houve um desfile da O desfile da Guarda de Honra, formada por oficiais e cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e pela banda de Música da AlA 1, e da tropa Cerimonial Santos-Dumont .

Tropas da FAB desfilando na ALA1

 

Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico

Medalhas da Ordem Mérito Aeronáutico (OMA)

As medalhas foram entregues aos felizardos pelo Presidente Michel Temer e pelo Comandante, Luiz Rossato.

“Cumprimento a todos os aviadores brasileiros. Cumprimento aos incansáveis membros da Força Aérea Brasileira que, dia após dia, nos dão exemplo de decoro e profissionalismo”, destacou o Presidente.

 

Certificação de Tipo do KC-390

A Embraer celebrou  durante a cerimônia mais um importante marco, ao receber o Certificado de Tipo para o avião de transporte multimissão KC-390, das mãos do Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Alcântara Noman.

O certificado da ANAC conclui uma etapa fundamental rumo à certificação militar, quando a aeronave atingirá a Capacidade Operacional Final (FOC), prevista para ocorrer no final de 2019.

“A certificação do KC-390, a maior e mais complexa aeronave desenvolvida ao longo da história da Embraer, expressa o alto nível tecnológico atingido pela empresa”, avaliou Paulo Cesar de Souza e Silva, presidente e CEO da Embraer. “Gostaria de parabenizar as equipes que participaram do desenvolvimento deste programa em parceria com a Força Aérea Brasileira”, acrescentou.

O KC-390 da Embraer é uma aeronave de transporte tático, desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado.

É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

Após o término das cerimônias a equipe da Aeroflap que cobriu o evento pode acessar o então futuro avião multimissão da FAB, KC-390 e pudemos fazer fotos exclusivas do interior da aeronave, segue abaixo as fotos.

Passagem do KC-390 com seis A-29 Super Tucanos da Esquadrilha da Fumaça

O Glass cockpit do KC-390 é um dos grandes destaques da avião.
Outro ângulo de detalhe para as manetes de potência da aeronave militar da Embraer.

Tradição a datas importantes

Todo ano a FAB faz diversas homenagem a datas que marcaram a história da instituição militar. A Força Aérea Brasileira tem várias datas significativas que não fazem só parte da força, mas sim da história do Brasil.

Outra data importante é o dia 22 de Abril onde se comemora o dia da Aviação de Caça. Tal data é uma homenagem aos pilotos brasileiros do 1º Grupo de Aviação de Caça que durante a II Guerra Mundial nos céus da Itália, realizaram 11 missões de 44 surtidas, com apenas 22 pilotos a bordo do lendário Republic P-47 Thunderbolt, deixaram marcado na história do país tal feito.

Além do dia 22 de abril e do dia 23 de outubro outras datas se destacam no ano, como a de 20 de janeiro onde se comemora a criação do Ministério da Aeronáutica, dia 3 de fevereiro em comemoração ao dia das Asas Rotativas e o dia 20 de julho que é marcada pela homenagem devido ao nascimento de Alberto Santos Dumont.

Segue abaixo na galeria mais fotos do evento da cerimônia do Dia do Aviador:

DEIXE UMA RESPOSTA