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Com modelo Low Cost, Globalia está focada em slots da Avianca Brasil

Air Europa

Os slots da Avianca Brasil estão cada dia mais disputados. Há poucos dias de perder seu espaço em Congonhas e Santos Dumont, as companhias aéreas que já estão no mercado e até mesmo as interessadas, disputam pelo próximo leilão de slots da ANAC.

Assim como afirmado em uma entrevista da Aeroflap com o Diretor da ANAC, Ricardo Fenelon, publicada no Youtube, a distribuição de slots é feita da seguinte forma pela ANAC:

  • 50% dos slots disponíveis para empresas que já estão no mercado
  • 50% para empresas que estão entrando no mercado

Logicamente a maior beneficiada dessa regulamentação é a Globalia, que está iniciando agora as suas operações, e não tem voos em Congonhas e Santos Dumont, nem direito de uso do espaço.

A Globalia pode ter direito de até 3,5% de espaço em Congonhas, o equivalente a 50% da participação da Avianca Brasil no local, que era de aproximadamente 7%.

Enquanto isso as quatro companhias que demonstraram interesse, GOL, LATAM, Azul e Passaredo, devem dividir 3,5% de movimentação do Aeroporto de Congonhas, sobrando pouco para cada uma.

O presidente do grupo espanhol, Juan José Hidalgo, já declarou nesta semana que as operações deverão ser tocadas no estilo Low Cost, ou seja, baixos custos, a companhia deve optar por uma frota nova e padronizada, com salários baixos. É um modelo que a Azul segue em partes, exceto pela padronização da frota.

Lembre-se, Low Cost não quer dizer que teremos uma companhia Low Fare, ou seja, de baixa tarifa, algo que nenhuma empresa, exceto a LATAM Brasil, se propôs a realizar no mercado brasileiro.

Nesta semana, o superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC, Ricardo Catanant, disse para a imprensa: “Só após a conquista do Certificado Operacional é que a empresa pode operar no País. A Globalia já entrou em contato para apresentar documentos e entender os requisitos para verificar quais mercados vão operar e qual tarifa cobrar, detalhes que fazem parte do plano de negócios necessário para investir no Brasil. Inclusive a empresa já demonstrou interesse na ponte aérea e na locação de slots que a Avianca Brasil venha a devolver. É uma companhia brasileira de capital estrangeiro que passará a operar dentro do País”.

Enquanto as três principais companhias trocam farpas devido à briga por slots em Congonhas, a Globalia segue montando seu plano de negócios no Brasil, e também planeja anunciar somente daqui alguns meses o nome da sua companhia no Brasil.

 

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