Advertisement

Com motores diferentes do primeiro, novo protótipo do Airbus A321XLR inicia voos de testes

Airbus A321XLR segundo protótipo

A Airbus iniciou os voos de teste com o novo protótipo do A321XLR, mas com uma diferença para o primeiro que são os motores. Este é o primeiro avião do tipo a utilizar motores Pratt & Whitney.

O Airbus A321XLR de matrícula F-WWBZ decolou pela primeira vez na última sexta-feira (23) partindo de Hamburgo-Finkenwerder às 11h00. Tendo Toulouse como destino final, a aeronave realizou um voo de 3 horas e 46 minutos sobre o país, onde realizou algumas manobras que são comuns na fase de testes.

Ao todo serão quatro novas aeronaves A321XLR até o final do ano realizando voos de teste e certificação do novo avião, que é um dos mais esperados pelas companhias aéreas. Assim como os A320neo, o novo avião de longo alcance da Airbus terá duas opções de motores sendo o CFM Leap 1A e o Pratt & Whitney PW1100G.

Gary O’Donnell que é chefe do programa Airbus A321XLR detalhou os próximos passos para a certificação da nova aeronave.

Airbus A321XLR Pratt & Whitney
Foto: Airbus

“Até o final deste ano, nosso foco é concluir a construção e obter autorização de voo para as aeronaves de teste de voo restantes. Até o quarto trimestre deste ano, as três aeronaves estarão voando ativamente e teremos alcançado um alto nível de maturidade de produção”, disse o executivo.

“A conclusão dessas atividades e a apresentação de todos os documentos finais no final do próximo ano às autoridades de aeronavegabilidade nos permitirá validar e certificar a aeronave completa. Isso nos permitirá entregar às companhias aéreas o que elas precisam no primeiro dia, quando o A321XLR entrar em serviço em 2024″, concluiu.

Atualmente há mais de 500 encomendas para o novo avião para mais de 20 companhias aéreas e cientes no mundo todo. A aeronave terá capacidade para transportar de 180 à 220 passageiros a depender da configuração escolhida pela companhia aérea.

Com as mudanças de design e do novo tanque, o Airbus A321XLR promete ter um alcance de 8.700km, sendo 15% maior que o seu irmão A321LR. O novo avião é muito aguardado por diversas empresas que planejam voar mais longe com uma aeronave mais eficiente, e talvez até alcançar mercados novos. 

 

 

 

Com informações da Simple Flying

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.