Com novo aporte estatal, ministro garante que TAP voltará a dar lucros em breve

TAP Passagens

O processo de reestruturação da companhia portuguesa TAP segue dando certo, a empresa irá receber ao longo de 2022, cerca de 990 milhões de euros que foram aprovados no final de 2021.

Com o processo aprovado em dezembro de 2021, o Governo de Portugal irá injetar na companhia mais um montante de dinheiro para estabilizar a empresa em meio a retomada.

Como parte do processo, a TAP se desfez de seus hangares de manutenção no Brasil, TAP M&E no Rio de Janeiro e em Porto Alegre além de repassar alguns slots em Lisboa. Parte da reorganização é para eliminar as maiores dividas da empresa nos últimos anos.

Este será o último ano que a TAP irá receber um aporte financeiro do governo português, a companhia visa estar com as ‘contas em dia’ até o final do ano. 

“Em 2022, no âmbito do plano de reestruturação da TAP conforme aprovado pela Comissão Europeia, encontra-se previsto um apoio financeiro, por parte do Estado Português, de até 990 milhões de euros”, segundo consta no documento entregue nesta última quarta-feira (13).

Ministro garante que TAP voltará a lucrar

O Ministro da Infraestrutura e Habitação de Portugal não escondeu sua confiança na reorganização da companhia aérea estatal durante a entrega do documento. Pedro Nuno Santos afirmou ainda que todos os requisitos do processo de reestruturação estão sendo cumpridos.

“Disse que não ia dizer nada sobre a TAP, mas não resisto. É a vida. O plano de reestruturação da empresa está a ser cumprido e os resultados estão a ser melhores até do que estava previsto”. Disse o ministro.

O ministro reforçou ainda que o acordo com Bruxelas está sendo cumprindo e que a empresa voltará a dar lucro e ser um ativo da economia local. Segundo ele, a TAP está no caminho certo para retomar a lucratividade e eficiência.

TAP Air Portugal Europa

“Se o plano de restruturação for cumprido com todas as suas metas, isso quer dizer que a TAP em pouco tempo voltará ao lucro, ou seja, será uma empresa que dará lucro. Não vai haver nenhum problema. Antes pelo contrário, a TAP passará a ser um ativo importante que contribui para a economia nacional”. Disse Pedro Nuno.

Gradativamente a companhia também atualiza a sua frota com aeronaves mais novas e eficientes das famílias A320neo e A330neo. A renovação da frota faz parte dos requisitos que a companhia aérea precisa cumprir de acordo com o plano aprovado ao final de 2021.

A empresa está em processo também de incorporar a sua subsidiária Portugália, como uma das formas de conseguir uma operação mais sólida e eficaz, visando reduzir os custos operacionais.

TAP tem prejuízo de 1,6 bilhão de euros em 2021

A TAP Air Portugal divulgou na última segunda-feira (11/04) publicamente os seus resultados financeiros de 2021. Nos dados a empresa apresenta os reflexos de procedimentos para melhorar a lucratividade, e como as unidades desativadas resultavam em prejuízo.

Nos dados a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,6 bilhão de euros em 2021, melhor que o previsto no Plano (1,75 bilhão de euros), incluindo o reconhecimento de custos não recorrentes de um bilhão de euros.

A maior parte dos custos não recorrentes derivam de perdas acumuladas da TAP ME Brasil, que teve suas atividades encerradas recentemente, durante a reestruturação do Grupo.

A primeira metade de 2021 foi marcada por severas restrições à mobilidade doméstica e internacional devido à pandemia de Covid-19, levando a uma imobilização quase total dos aviões da companhia aérea durante vários meses.

Em números operacionais, a companhia aérea registrou crescimento significativo, aproveitando-se da reabertura de fronteiras de diversos países mas ainda a baixo dos números de 2019.

Confira mais detalhes sobre a operação da TAP em 2021, clicando aqui.

 

Com informações do Portal SOL.

 

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