As ações da GOL (GOLL4) e Azul (AZUL4) fecharam com alta de 13,04% (R$ 20,80) e 6,51% (R$ 32,87), respectivamente, após a Avianca Brasil anunciar oficialmente que entrou em processo de recuperação judicial na tarde desta terça-feira (11/12).

As duas companhias registravam queda na negociação de suas ações, antes da reviravolta da Avianca Brasil no mercado de aviação brasileiro.

O fato foi reforçado pois a Avianca disse que vai cancelar voos entre 10 e 31 de dezembro, o que pode atingir 77 mil passageiros em pleno período de alta temporada. A GOL e a Azul já reforçaram as suas operações com voos extras no período, mas para atender a demanda comum desta época do ano.

O cancelamento de voos da Avianca pode ser um reflexo da reorganização da companhia, que teve aviões tomados pela Aircastle e outras duas empresas de leasing, totalizando na 24 aviões a menos na frota. A companhia disse que desde agosto planeja devolver 8 aviões, mas não justificou a previsão para os outros processos, e se limitou a dizer que estava negociando com as empresas em que arrendava as suas aeronaves.

A Avianca Brasil também diminuiu em plena alta temporada o número de frequências semanais nos voos de Guarulhos para Miami (EUA), de 14 para 11 voos.