A chuva não deu trégua neste final de semana. As duas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça previstas para as cidades de São José dos Campos e São Paulo não puderam ser realizadas, devido às condições meteorológicas desfavoráveis para o voo. Mas nem mesmo o tempo fechado desanimou o público que compareceu em peso nessas cidades e pôde acompanhar as passagens com fumaça das sete aeronaves da Esquadrilha.

Em São José dos Campos, mais de 15 mil pessoas participaram dos “Portões Abertos” do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) neste sábado, dia 19 de agosto.

Foto – EDA/Divulgação

Após a apresentação da Fumaça, o diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto do Amaral Oliveira, comentou sobre a participação da Fumaça. “O DCTA se sente extremamente honrado com a vinda da Fumaça, pois o evento não seria o mesmo sem eles. Boa parte dessas pessoas que participam, vem pra ver, obviamente, o nosso trabalho, mas principalmente, para acompanhar as acrobacias da Esquadrilha. Isso porque a Fumaça representa a Força Aérea Brasileira e a brasilidade, sentimento que as pessoas buscam nesse tipo de evento. É só vermos a reação de carinho que elas tiveram quando assistiram às passagens da Esquadrilha. Pudemos ver que o púbico se sentiu homenageado pela Fumaça por ter feito esse voo sobre São José dos Campos”.

Em São Paulo não foi diferente. Debaixo de seu guarda-chuva, o estudante Samuel Menezes falou bastante emocionado sobre as passagens da Fumaça no “Domingo Aéreo” do Parque de Material Aeronáutico (PAMA-SP) no dia 20 de agosto. “Eu quase chorei várias vezes ao ver as aeronaves da Fumaça voando, mesmo debaixo de chuva. Eu tenho um amor muito grande pela aviação e me senti honrado por ter tido a oportunidade de assistir à Esquadrilha hoje. Quero muito ser piloto civil, e o trabalho dos pilotos da Fumaça é uma verdadeira inspiração para mim”.

Foto – EDA/Divulgação

Os Portões Abertos em São José dos Campos e São Paulo tiveram a presença do Embraer KC-390, o novo avião de transporte multi-missão da Força Aérea Brasileira, que começará as suas operações em 2018. No momento o KC-390 está em fase de testes para obter a certificação operacional inicial, que deverá ser conquistada até o final de 2017.

 

Missão dada é missão cumprida ! Feito para a Missão 🇧🇷✈ #kc390 #aviationlovers #aviação #aviationphotos

Uma publicação compartilhada por EbrStore (@ebrstore) em

A Esquadrilha da Fumaça continua sua agenda de demonstrações em setembro, nas cidades de Brasília e Anápolis.

 

Via  – EDA (Com alterações da Aeroflap)