Desfile aéreo russo:- Foto:: © Sputnik / Nina Zotina

Aconteceu hoje em Moscou na famosa Praça Vermelha, o tradicional Desfile da Vitória, a cerimônia desse ano marcou os 75º anos da vitória da Rússia (na época URSS), sobre a Alemanha nazista na 2º Guerra Mundial. O evento em si ocorre no mês de maio, mas devido a atual Pandemia e os cuidados de distanciamento social, a cerimônia havia sido adiada.

O evento reúne várias autoridades, entre elas o presidente russo Vladimir Putin, e alguns outros presidentes convidados. Claramente há uma grande presença de militares tanto do presente quanto dos veteranos de guerra.

 “Muitas centenas de milhares de soldados caíram em uma terra estrangeira e é nosso dever lembrar disso e lembrar que o povo soviético suportou o peso da luta contra o nazismo”, disse o Presidente Putin.

Continua depois do anúncio
Presidente russo Vladimir Putin
Foto: © EPA-EFE / SERGEY PYATAKOV

O desfile em si mostrou o tamanho do poder bélico russo, entre tropas, tanques, aviões, helicópteros, mísseis e afins. Ao todo foram 15 mil militares, 234 unidades bélicas terrestres e cerca de 80 aeronaves que fizeram um senhor desfile aéreo.

Desfile do Dia da Vitória:-Foto: Sputnik

“É impossível imaginar o que seria do mundo se o Exército Vermelho não tivesse se defendido”, afirmou o chefe de Estado.

O evento ainda contou com o desfile de militares de algumas nações aliadas a Federação Russa.

Continua depois do anúncio

No mês de maio (mês correto das comemorações) um grande desfile aéreo foi realizado sobre a Praça Vermelha para não deixar a essa importante data passar em branco. Na ocasião Putin afirmou que o desfile completo ainda aconteceria esse ano.

Durante algumas semanas as Forças Aeroespaciais Russas fizeram constantes ensaio para a mais esperada cerimônia do país.

Sem mais delongas deixamos vocês com o vídeo completo do Desfile do Dia da Vitória 2020:

Continua depois do anúncio