Boeing 737-800BCF Cargo Ethiopian
Imagem: GECAS Newsroom

Ontem(4) o novo Boeing 737-800BCF da Ethiopian Cargo de matrícula ET-AYL, estava realizando um voo com origem no Aeroporto Internacional de Bole, Addis Abeba para o antigo Aeroporto Simon Mwansa Kapwepwe em Ndola.

O antigo Simon Mwansa Kapwpwe foi recentemente renomeado para Aeroporto Internacional de Ndola. O nome ‘Simon Mwansa Kapwpwe’ será implementado no novo Internacional de Copperbelt também em Ndola que está sendo construído, e todas essas mudanças confundiram a tripulação.

Com as mudanças de nomes entre os Aeroportos, o 737-800 da Ethiopian Cargo acabou realizando o pouso na construção do novo Aeroporto. É possível que nas cartas dos aeródromos não tenham recebido as mudanças de nome, deixando os pilotos sem uma orientação clara. 

Junto com o Boeing 737 cargo, havia outro 737-800 realizando a mesma aproximação para pouso no terminal ainda em obras, porém, esse transportava passageiros. Diferente da primeira aeronave, o 737 de passageiros percebeu o equívoco e não pousou.

Ethiopian-Cargo-wrong-airport
Imagem: FlightRadar24

A imagem mostra o segundo Boeing 737 realizando a curva para seguir ao Aeroporto correto. Os dois terminais em Ndola são bem próximos, no caso do Aeroporto Internacional de Ndola que é o único operacional fica ao sentido sul do novo e recém nomeado Aeroporto Internacional Simon Mwansa Kapwepwe, em Copperbelt. 

“Tentamos avisá-los que eles estavam se aproximando da pista errada, mas não conseguimos receber uma chamada”, disse um dos piloto.
 
“Não tenho certeza do que os fez andar tão tarde – notei um X muito fraco nas extremidades da pista. Talvez eles tenham visto isso? ” Completou.