TU-160M BlackJack- Foto: Ministério da Defesa Russo

A versão modernizada do clássico bombardeiro russo TU-160 BlackJack fez um voo de teste no dia 2 de fevereiro, mas só agora fooram divulgadas informações e um vídeo do voo do TU-160M.

O TU160 modernizado tem como diferenciais um glass cockpit atualizações de armas, novos motores e a remoção de equipamentos obsoletos. 

Em uma entrevista ao jornal Krasnaya Zvezda o vice-ministro da Defesa ruso Alexei Krivoruchko disse “que as entregas de bombardeiros Tu-160M ​​altamente atualizados para as tropas deveriam começar em 2021”.

Os testes com o TU-160M estão sendo feitos em duas faases, sendo que a primeira é correspondente a um novo sistema de navegação K-042K-1 e o ABSU-200-1 piloto automático, bem como a remoção de alguns sistemas anteriores, como sistemas de mira.Já a segunda fase está ligada a testes de um novo radar Novella NV1.70, equipamnetos de comunicação e testes de armas convencionais e nucleares.

O Tupolev Tu-160 “Blackjack” voou pela primeira vez em 1981 e entrou em serviço em 1987. A aeronave é ainda hoje o maior e mas rápido bombardeiro do mundo, podendo atingir velocidades acima de Mach 2.

 

DEIXE UMA RESPOSTA