Com vídeo: C-130J da USAF realiza pouso de assalto em pista de via expressa no Japão

C-130J Super Hércules- Foto: USAF
Pela primeira vez, o pessoal da Base Aérea de Yokota conduziu um pouso de assalto C-130J Super Hercules na pista Foxtrot, no último dia 26 de março. 

A pista de táxi Foxtrot foi originalmente usada para os modelos C-130H de 1991 a 2001, depois disso, os aviões aéreos da Yokota AB usaram a superfície dura pintada permanentemente na pista principal.

A pista foi retirada da reforma e reaproveitada para este exercício como uma zona de aterrissagem, ou LZ, que é uma área designada para pousar em vez de uma pista. Muitas vezes, os C-130 usam LZs downrange para reabastecer tropas da linha de frente que podem estar em uma área onde uma pista não está disponível ou acessível.

 
Vídeo oficial da USAF mostrando o pouso do C-130J Super Hercules na pista de de via express Foxtrot:
 
Esse treinamento é realizado para garantir que a equipe do aeródromo esteja pronta para realizar pousos qualificados em terrenos curtos, estreitos, lotados e até sem marcas.

As aeronaves não pousam em uma pista estabelecida temporariamente por si mesmas e, por isso, o treinamento não é apenas para a tripulação C-130J, mas também para toda a equipe que opera as operações na linha de voo.

Dezenove C-130J Hercules da USAF durante um Elephant Walk- Foto U.s Airforce
 
“Foi realmente um esforço de grupo tornar esse exercício um sucesso e foi ótimo ver todos nós trabalhando tão bem juntos”, disse o 1º Ten Aaron Church, 374º Oficial de Operações do Esquadrão de Apoio às Operações.

O 374º vôo de operações do aeródromo da OSS abrange controladores de tráfego aéreo, aviadores de gerenciamento de aeródromos e técnicos de sistemas meteorológicos de radar e aeródromo, que executam diferentes conjuntos de habilidades essenciais, mas trabalham como um só para operar o aeródromo e o espaço aéreo na Yokota AB.


“Medir e marcar uma LZ seria normalmente uma tarefa de gerenciamento de aeródromo; e limpar um C-130 para pousar seria uma tarefa do ATC ”, afirmou Church. “Aqui em Yokota (AB), o 374º OSS está treinando todos os três conjuntos de habilidades essenciais para poder executar qualquer tarefa, se necessário.”

 
C-130J Hercules da USAF decolando de uma pista de treinamento na Alemanha- Foto: U.s Airforce
A mudança na metodologia de treinamento apoia o conceito de emprego ágil das forças aéreas do Pacífico .

“A PACAF nos deu um conceito básico de operações e uma meta de tornar a ACE uma realidade”, afirmou Church. “Estamos desenvolvendo como treinar, equipar nossos aviadores e operar a partir do zero.”

O voo de operações do aeródromo é pioneiro no que parece treinar para a ACE, através do treinamento cruzado de seus campos de carreira e permitindo que nossas tripulações C-130J sejam capazes de aterrissar em assalto.

 
Fonte: U.s Air Force
 

DEIXE UMA RESPOSTA