Caça Furtivo F-25A da Noruega interceptando o TU-142MK Russo- Foto: Via Ministério da Defesa da Rússia

Imagens divulgadas pelo Ministério da Defesa da Rússia mostram um de seus aviões patrulha marítima Tu-142MK ASW sendo interceptado por alguns caças da RAF e a RNoAF (Força Aérea da Noruega). A aeronave da marinha russa estava voando em espaço aéreo internacional, quando foi interceptada pelas aeronaves.

No vídeo podemos ver além da interessante hélice contra rotativas do TU-142, caças Eurofighter Typhoon da RAF se aproximando do avião patrulha. Outro fato curioso foi a participação de caças F-35A da força aérea da Noruega, assim que o avião patrulha chegou perto do espaço aéreo norueguês, a RNoAF enviou caças F-16 e F-35. No entanto, os F-35A não aparecem com muita nitidez nas imagens, mas de fato interceptaram o avião russo e isso foi “comemorado” por um tenente-general da Noruega.

“Fico feliz que o F-35 agora contribua para entender a situação e a presença em nossas áreas imediatas. Nossos caças agora podem cuidar da Islândia e de casa. Isso mostra que demos passos importantes e importantes para obter benefícios operacionais do F-35 ”, disse o tenente-general Rune Jakobsen, comandante da sede operacional das Forças Armadas.

Com tudo o TU-142 não estava sozinho junto a ele estava um avião-tanque IL-78 e um caça interceptador MIG-31 FoxHound também aparecem no vídeo.

Caça Interceptador Mig-31 escolta avião-patrulha TU-142MK- Foto: RNoAF

No mais tanto as aeronaves da RAF quanto as da RNoAF fizeram imagens e a contatos com as aeronaves russas, e tudo seguiu a normalidade, pois não houve invasão por parte dos russos ao espaço aéreo inglês e ao norueguês.

 

DEIXE UMA RESPOSTA