Com Vídeo: Caças F-5 Freedom da Espanha completam 50 anos de serviços

Caça F-5B Freedom da força aérea espanhola

Os caças F-5  Freedom Fighter da força aérea espanhola atingiram a marca de 50 anos de serviços prestados a defesa aérea da Espanha.

Para comemorar a data o caça F-5 teve seu estabilizador vertical pintado com uma pintura comemorativa ao cinquentenário.

A história dos F-5 Freedom Fighter da Espanha começou em 12 de novembro de 1970, quando as primeiras unidades do caça foram para a Base Aérea de Talavera la Real (hoje a Ala 23 de caça).

No entanto, a Espanha tem uma ligação ainda maior com os caças, isso porque ela recebeu da Northrop Grumman licença para construção dos caças no país, trabalho esse feito pela Construcciones Aeronuticas SA (CASA).

A frota de calas F-5 se dividiu da seguinte forma, 34 caças bipostos F-5B, 18 monopostos F-5A.

Hoje a frota da Espanha conta com apenas 19 caças F-5B em serviço, sendo que estes passaram por uma modernização em 2000 e passaram para o padrão SF-5M (notar no vídeo abaixo o cockpit atualizado). Os caças deverão ficar ativos até os anos de 202/2018.

Além dos F-5, a Força Aérea da Espanha ainda na aviação de caça com algumas unidades de F-18 Hornet e Eurofighter Typhoon, sendo que estes são osmais modernos e com a maior poder de fogo da força aérea.


 

Operação dos SF-5M Freedom espanhóis:

 

DEIXE UMA RESPOSTA