Esquema de pouso do Rover Perseverance- Foto/Divulgação: NASA / JPL-Caltech

A Missão Mars 2020 com o rover Perseverance está a menos de 22 dias de chegar ao planeta Marte. A NASA divulgou um vídeo mostrando como será o incrível e complicado pouso na cratera Jezero, em Marte, no dia 18 de fevereiro.

Como podemos ver na animação não será fácil esse pouso e tudo que tem sair na hora certa, seja o ângulo de entrada na atmosfera, a abertura dos paraquedas de arrasto, a queda do rover e o acionamento dos foguetes retráteis.

A atmosfera marciana é muito tênue, o que dificulta muito um pouso perfeito. Mas a NASA já conta com experiências positivas em missões de pouso e o novo rover conta com instrumentos para auxiliar nesta fase crítica da missão.

Um deles é o MEDLI2 (Mars Entry, Descent e Landing Instrumentation 2), este instrumento coleta dados do terreno e avalia qual o melhor lugar para o toque do rover.

A missão do Perseverance:

O rover partiu do Cabo Canaveral, Flórida a cerca de seis meses é o mais moderno rover já enviado ao planeta. O Perseverance tem como objetivo a busca por vida microbiana passada no solo da cratera, que no passado foi local de um grande lago.

O perseverance na verdade é um laboratório geológico, algumas experiências serão feitas, como coleta de materiais marcianos que serão guardados para uma futura missão de retorno a Terra. 

Foto: NASA / JPL-Caltech

Outro experimento é com o MOXE, um equipamento que vai transformar dióxido de carbono em oxigênio.

“Os instrumentos científicos sofisticados do Perseverance não só ajudarão na caça à vida microbiana fossilizada, mas também expandirão nosso conhecimento da geologia marciana e seu passado, presente e futuro”, disse Ken Farley, cientista do projeto para Marte 2020, da Caltech em Pasadena, Califórnia. 

“Nossa equipe de ciências tem estado ocupada planejando a melhor forma de trabalhar com o que prevemos que será uma mangueira de dados de ponta. Esse é o tipo de ‘problema’ pelo qual estamos ansiosos. ” 

Veja uma animação passo a passo de como será o pouso do Perseverance:

 

Outra novidade do Perseverance é a presença de um mini-helicóptero, o Ingenuity, será o primeiro drone a voar em outro planeta.

Para ver mais curiosidades sobre a missão, acesse nosso artigo especial