Gripen
Gripen F-39E da FAB-Foto; SAAB (Imagem Ilustrativa)

O Gripen F-39E da FAB fez sua primeira decolagem no Brasil na tarde desta quinta-feira (24), o caça decolou do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) por volta das 14h e tem como destino o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Ontem (23/09) o Gripen E realizou alguns testes após chegar de navio no Porto de Navegantes no último domingo. Durante o teste no pátio do aeroporto foram testados vários sistemas do caça Gripen.

Em Gavião Peixoto, o F-39E vai continuar os testes iniciados na Suécia, isso porque nesta cidade no interior paulista funciona um dos departamentos do Gripen no Brasil, que é coordenado pela SAAB e pela Embraer.

O segundo departamento relacionado ao Gripen no Brasil é a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que funciona em São Bernardo do Campo-SP. Nesta unidade são produzidas algumas partes do caça, como do cone de cauda, freios aerodinâmicos, caixão das asas e etc.

O caça tem previsão de ser apresentado oficialmente, em Brasília-DF no dia 23 de Outubro, data comemorativa ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

As primeiras unidades operacionais do F-39 estão previstas para chegar ao Brasil no final de 2021. Ao todo serão 36 caças Gripen F-39E/F. Os caças ficarão sediados na ALA 2, em Anápolis (GO), sob responsabilidade do 1º Grupo de Defesa Aérea.

 

Veja um pouco mais sobre esse voo no vídeo abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA