Foguete Shavit 2 com o satélite Ofek 16 - Foto: : Israel Ministry of Defense

Israel fez na data de ontem (6) o lançamento do foguete Shavit 2 que levou para a órbita terrestre o satélite de vigilância Ofek 16. O lançamento aconteceu às 01:00 GMT a partir da base aérea de Palmachim, no centro de Israel.

O satélite de reconhecimento eletro-óptico Ofek 16 é de uso militar, o equipamento irá vigiar as movimentações de nações inimiga ao Estado de Israel, como por exemplo Irã.

“O satélite começou a orbitar a Terra e a transmitir dados, de acordo com os planos originais de lançamento”, afirmou o ministério da Defesa em comunicado.

A empresa Israel Aerospace Industries construiu o satélite em parceria com a Elbit Systems e Rafael, que também são importantes empresas do setor bélico israelense.

O Ofek 16 “é uma adição aos ativos espaciais atuais do ministério da defesa e servirá para trazer as informações necessárias que permitirão para monitorar quaisquer inimigos que estamos enfrentando, de longe para regiões próximas”, Amnon Harari, chefe da administração espacial do Ministério da Defesa de Israel.

“Esta é outra conquista extraordinária para o estabelecimento de defesa, para as indústrias de defesa como um todo e para as indústrias aeroespaciais de Israel em particular”, disse Benny Gantz, ministro da Defesa de Israel.

O lançamento foi o primeiro de um satélite israelense lançado de um foguete de fabricação nacional. Outros satélites israelenses já foram lançados, sendo o último em setembro de 2016, trata-se do satélite Ofek 11.


Fonte de apoio: Space Flight Now

DEIXE UMA RESPOSTA