Helicópteros militares russo- Foto: © Mikhail Metzel / TASS

Aconteceu em Moscou, Rússia, um grande desfile aéreo sobre a praça vermelha, em comemoração aos 75º aniversário da vitória da ex- URSS sobre a Alemanha durante a 2º Guerra Mundial.

O desfile aéreo começou com uma bela passagem de helicópteros militares russos, incluindo o Mi-26, o maior helicóptero do mundo. Também estavam na formação outras aeronaves como, helicópteros multirole Mi-8AMTSh, helicópteros de transporte / ataque Mi-35M, helicópteros de transporte / ataque Mi-35M, helicópteros de reconhecimento / ataque Ka-52 ‘Alligator’ e o helicóptero Mi-28N ‘Night Hunter’ da equipe acrobática de helicópteros russos de Berkuts.

Após o sobrevoo das aeronaves de asas rotativas, foi a vez dos grandes aviões, que incluiu o avião-radar A-50U, aviões de transporte Il-76MD e bombardeiros de longo alcance Tu-95MS, Tu-22M3 e um TU-160 liderando a formação pesada de voo.

TU-160 Blackjack- Foto; Força Aérea Russa

A vez dos caças tradicionais da Rússia chegou logo após a passagem dos bombardeiros, caças MiG-29SMT e caças-bombardeiros Su-24M, também fizeram suas passagens.

O arsenal pesado também foi visto em caças, com a presença de caças-interceptadores MIG-31K, que estavam carregados com mísseis hipersônicos Kinzhal. A aviação furtiva também estava presente com caças SU-57.

O desfile aéreo foi fechado com a presença de caça Su-34, Su-30SM, Su-35S e os caças de ataque ao solo SU-25.

MIG-31 com o míssil Kinzha. Foto- Piotr Butowski/ Aviation Week

O tradicional e grande desfile do Dia da Vitória deste ano foi diferenciado devido a atual pandemia. O desfile que conta com tropas, blindados, aeronaves e uma considerável mostra do poder bélico russo foi adiado pelo presidente Putin. Para não passar em branco essa importante data, houve um desfile aéreo e algumas cerimônias em solo com a presença de Putin. O Presidente russo disse que ainda haverá um “desfile amplo e digno”.


No vídeo abaixo é possível conferir os melhores momentos do desfile aéreo:

DEIXE UMA RESPOSTA