Com Vídeo: Sétimo caça Gripen E entra na fase de Ensaios de Voo na Suécia

Gripen E-Foto/Divulgação- SAAB

Mais um caça Gripen E fez seu voo de estreia e vai entrar na fase de Ensaios de Voo. Com a inclusão dessa aeronave nos ensaios de voo agora são sete Gripens E que estão sendo testados, incluindo o Gripen E do Brasil que fez seu voo inaugural em agosto passado.

A SAAB postou um vídeo do voo do caça Gripen E na Suécia, além disso foram divulgadas algumas atualizações do Programa Gripen, inclusive foi reforçado que os testes com o Gripen do Brasil vão acontecer no Centro de Ensaios em Voo do Gripen no Brasil, em Gavião Peixoto-SP. O Gripen deverá chegar ao país no 2º semestre desse ano e virá ao país por navio, como é dito no vídeo acima.

O Gripen E do Brasil está passando por inúmeros testes para que o caça ganhe sua capacidade operacional o mais breve possível. Um dos testes feitos do nosso Gripen foi realizado totalmente por uma equipe brasileira que está na Suécia participando da produção do caça.

Gripen E da FAB decolando da fábrica da SAAB para seu primeiro voo- Foto: SAAB

O planejado é que esse primeiro dos 36 Gripens (chamados também de F-39) a serem usados na FAB seja entregue no 2º semestre de 2021. Os caças ficarão sediados na ALA-2, em Anápolis- GO.

Alguns desses 36 caças serão construídos aqui no Brasil na unidade da Embraer em Gavião-Peixoto-SP. O Brasil também está desenvolvendo tecnologias para ao caça, por exemplo a tela WAD que estará no cockpit do caça. A tela única no interior do caça irá trazer uma maior facilidade para o piloto.

DEIXE UMA RESPOSTA