GPS III Space Vehicle 04- Foto/Arte: Lockheed Martin

O quarto satélite do Sistema de Posicionamento Global III (GPS III) construído pela Lockheed Martin  está agora em órbita sob sua própria propulsão. Após um lançamento bem-sucedido no início desta noite, o GPS III Space Vehicle 04 ( GPS III SV04 ) se separou de seu foguete e agora está usando energia a bordo para subir à sua órbita operacional, aproximadamente 12.550 milhas acima da Terra.

Cerca de 89 minutos após a decolagem de 18:24 EST da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, Flórida , os engenheiros da Força Espacial dos EUA e da Lockheed Martin no Centro de Operações de Lançamento e Check-out de Denver da empresa declararam o GPS III SV04 “separado” de seu foguete SpaceX Falcon 9 e “voando” sob seu controle.  

Nos próximos dias, o  motor de apogeu líquido a bordo do GPS III SV04 continuará a impulsionar o satélite em direção à sua órbita operacional. Assim que chegar, os engenheiros enviarão os comandos do satélite para implantar seus painéis solares e antenas, e preparar o GPS III SV04 para entrega ao Comando de Operações Espaciais.

GPS III Space Vehicle 04 – Foto: Lockheed Martin

O GPS III SV04 é o satélite GPS III de última geração da Lockheed Martin projetado e construído para ajudar a Força Espacial dos EUA a modernizar a constelação de satélites GPS de hoje  com novas tecnologias e recursos. Os satélites GPS III fornecerão melhorias significativas de capacidade em relação aos satélites GPS anteriores, incluindo:

  • Precisão três vezes melhor;
  • Capacidades anti-bloqueio até oito vezes melhoradas; e
  • Um novo sinal civil L1C, que é compatível com os sistemas internacionais de navegação global por satélite, como o Galileo da Europa , para melhorar a conectividade do usuário civil.

GPS III SV04 também será a 23 ª Código Militar (M-Code) veículo espacial GPS habilitado para sinal em órbita, continuando o plano da Força-Espaço para totalmente em campo a mais segura, mais difícil de geléia e sinal de GPS da paródia para as forças militares .

“Com o GPS III, estamos focados em disponibilizar rapidamente os melhores recursos para a missão de posicionamento, navegação e tempo (PNT) da Força Espacial”, disse Tonya Ladwig , vice-presidente em exercício para sistemas de navegação da Lockheed Martin. “Estamos orgulhosos de nossa equipe governamental no lançamento do GPS III SV04. O GPS III SV05 já está ‘disponível para lançamento’ e apenas esperando para ser chamado.” 

No início de julho, a Força Espacial também declarou que o programa GPS III Follow On ( GPS IIIF ) havia cumprido o Milestone C, permitindo que o programa entrasse em sua fase de produção. Os satélites GPS IIIF adicionarão ainda mais recursos, incluindo:


  • Uma capacidade de proteção militar regional, que aumentará o apoio anti-congestionamento no teatro de operações para garantir que as forças dos EUA e aliadas não tenham acesso negado ao GPS em ambientes hostis;
  • uma matriz retrorrefletora de laser de aumento de precisão;
  • Uma carga útil de navegação totalmente digital; e
  • Uma nova carga útil de busca e salvamento.

“Tantas pessoas confiam no GPS todos os dias. Continuar a investir em GPS adicionando novos recursos, como os que vêm com GPS III / IIIF, garantirá que o GPS continue sendo o ‘padrão ouro’ para PNT e faça sentido”, acrescentou Ladwig. 

GPS III Space Vehicle 04 – Foto: Lockheed Martin

O GPS faz parte da infraestrutura nacional crítica dos EUA, gerando cerca de US $ 300 bilhões em benefícios econômicos anuais e responsável por US $ 1,4 trilhão desde o seu início. Globalmente, mais de quatro bilhões de usuários militares, civis e comerciais dependem dos sinais de posicionamento, navegação e cronometragem do GPS.

 

Fonte: Lockheed Martin

DEIXE UMA RESPOSTA